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Delimitação da área de conhecimento científico da educação superior
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Palavras-chave

Educação superior
Estado neoliberal
Pesquisa bibliográfica

Como Citar

WERLANG, Rodrigo Pivetta; TREVISOL, Marcio Giusti. Delimitação da área de conhecimento científico da educação superior: mapeamento de artigos publicados entre 2019 e 2022. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025012, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673476. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673476. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Este artigo tem por objetivo delimitar o campo do conhecimento científico da área de educação superior nos acervos Capes Periódicos, SciELO e nos anais das reuniões nacionais da ANPEd, entre os anos de 2019 e 2022 com a finalidade de problematizar os temas emergentes tratados pela comunidade científica. A investigação parte da pergunta: quais temas têm pautado as pesquisas na educação superior? Metodologia: Trata-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Os dados coletados foram analisados e organizados a luz da análise de conteúdo. A coleta dos dados foi realizada no portal Capes Periódicos, SciELO e nos anais das reuniões nacionais da ANPEd entre os anos de 2019 e 2022. Para a coleta foi utilizado como descritor educação superior com e sem aspas.  Ao todo foram selecionados 136 artigos, organizados nas seguintes categorias: Estado, políticas públicas e institucionais, Democratização da Educação Superior, Internacionalização, Formação docente e profissional, Pedagogia universitária e Avaliação da Educação Superior. Resultados: Como resultado percebemos que há vasta produção sobre Democratização da Educação Superior, seguido por debates sobre o Estado, políticas públicas e institucionais, questões relativas à Pedagogia universitária, Internacionalização e Formação docente e profissional. O descritor Avaliação da Educação Superior apresentou a menor quantidade de produções neste recorte temporal de 2019 a 2022. Conclusão: Por fim, a investigação apontou para a preocupação da comunidade investigativa com as políticas educacionais para a educação superior adotadas pelo governo brasileiro e os desafios frente as influências do neoliberalismo.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673476
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