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Gestão de vagas remanescentes sob a ótica da gestão administrativa das Instituições Federais de Ensino Superior
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Palavras-chave

Vagas remanescentes
Ensino superior
Evasão

Como Citar

BERGO, Mirian Marlene de Rezende; COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz; RIANI , Juliana de Lucena Ruas. Gestão de vagas remanescentes sob a ótica da gestão administrativa das Instituições Federais de Ensino Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025015, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673493. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673493. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O estudo tem como objetivo identificar a percepção dos gestores acerca dos desafios e das perspectivas em relação à gestão de vagas remanescentes, sob a ótica da gestão administrativa das Instituições Federais de Ensino Superior. Metodologia: Ancorada em uma abordagem de caráter qualitativo, a pesquisa baseou-se na análise das entrevistas realizadas com os gestores e técnicos de universidades em estudo, a fim de compreender as políticas e os procedimentos adotados pelas instituições com relação às vagas remanescentes. Resultados: Os resultados apontam que é unânime entre os gestores o desejo da oferta de vagas remanescentes em sua totalidade para a comunidade interna e externa, no entanto, as instituições encontram alguns desafios como, por exemplo, o formato atual do Sisu,  a baixa demanda de candidatos para  o preenchimento de vagas  remanescentes nos cursos de licenciatura e bacharelados interdisciplinares, a  oferta excessiva de vagas iniciais para determinados cursos, a falta de infraestrutura em alguns cursos, a burocracia e resistência de alguns colegiados e a escassez de políticas estudantis para a permanência dos alunos. Conclusão: Conclui-se que os gestores buscam por alternativas diversas para atingir a eficiência em relação à oferta e ao preenchimento de vagas remanescentes na sua totalidade, a partir de mecanismos e de legislações implementados, portanto, em função dos desafios, o preenchimento e a oferta dessas vagas tornam-se cada vez mais complexos, o que reforça a importância de novas políticas públicas por parte do MEC, da Andifes, dos gestores das universidades e dos demais atores sociais.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673493
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