Banner Portal
A Educação Superior em tempos de pandemia
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Ensino Superior - Editorial
Professores e alunos - Editorial

Como Citar

SANTOS FILHO, José Camilo dos; SANTOS, Gildenir Carolino; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. A Educação Superior em tempos de pandemia: entre docentes e estudantes . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024046, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8673571. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673571. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

A Revista Internacional de Educação Superior (RIESup), passou a adotar o sistema de publicação contínua a partir do volume 5 do ano de 2019. Os textos de cada volume, uma vez aprovados pelo Conselho Editorial e após a recomendação positiva de dois avaliadores – de modo mais rápido – ficam disponíveis para pesquisadores interessados acessarem de forma online. Contudo, essa forma de trabalho gera um incremento da avaliação no impacto das publicações da Revista pelo Google Scholar. Como os textos com apreciação positiva são integrados a edição vigente e dentro das seções da revista pela ordem de aprovação, não se sabe ao longo do ano da publicação quais temáticas são predominantes, aprofundadas ou emergentes no volume. Portanto, nos leva a justificá-las, explicitá-las e destacá-las no editorial. A partir do volume 10, está em teste um novo formato de editorial. Criamos um código para identificar e classificar cada texto em categorias temáticas e expressar essa classificação de modo mais sintético e respeitando sua ordem de entrada nas seções do sumário. Para a classificação dos textos, escolhemos quatro categorias: (a) linha de pesquisa/publicação da revista; (b) Tipo de trabalho (artigo, pesquisa, relato de experiência, resenha de livro, ensaio) e seu(s) respectivo(s) autor ou autores; (c) Abordagem metodológica; e (d) país de origem dos autores. Essa categorização é especialmente útil aos pós-graduandos que estão vivenciando a experiência de pesquisa em busca de temáticas emergentes e de abordagens metodológicas adotadas por pesquisadores mais experientes. Além disso, ela delineia o perfil anual da revista e buscam no espaço do editorial organizar a posteriori seus textos, especialmente em relação a três das quatro categorias citadas anteriormente: linha de pesquisa, abordagem metodológica e país de origem dos autores.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8673571
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Referências

BOYER, Ernest. Scholarship reconsidered: priorities of the professoriate. Princeton, NJ: Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching, 1997.

HARVARD UNIVERSITY. The Derek Bok Center for Teaching and Learning. 2023. Disponível em: www.bokcenter.harvard.edu. Acesso em: 14 maio 2023.

MIT. Teaching + learning Lab.2023. https://tll.mit.edu/about/tll-staff. Acesso em: 14 maio 2023.

PASCARELLA, Ernest T.; TERENZINI, Patrick T. How college affects students: Findings and insights from twenty years of research. San Francisco: JosseyBass, CA, 1991.

PASCARELLA, Ernest T.; TERENZINI, Patrick T. How college affects students: a third decade of research. San Francisco: Jossey-Bass, 2015. v. 2.

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário. Avaliação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 837-857, nov. 2016.

STANFORD UNIVERSITY. Stanford Center for Teaching and Learning. Disponível em: https://clt.stanford.edu. Acesso em: 14 maio 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 José Camilo dos Santos Filho, Gildenir Carolino Santos, Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Downloads

Não há dados estatísticos.