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O sistema UAB e a universidade flexível
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Palavras-chave

Universidade Aberta do Brasil
Flexibilização institucional
Universidade Federal do Pará

Como Citar

KATO, Fabíola Bouth Grello; ALVES, Amanda Oliveira de Almeida. O sistema UAB e a universidade flexível: o caso da UFPA. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025011, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673690. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673690. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A oferta de cursos de graduação a distância, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), produz alterações na organização institucional das universidades, que repercutem fortemente na flexibilização do tripé ensino-pesquisa-extensão. Objetivo: Nesse sentido, este artigo busca investigar a inserção da UAB na Universidade Federal do Pará (UFPA) e as repercussões desse sistema no tocante à formação universitária. Metodologia: A pesquisa é de abordagem qualitativa, utilizou-se a pesquisa documental para a análise dos dados. Os dados foram coletados em documentos oficiais publicados pela UFPA, quais sejam: os Projetos Pedagógicos dos seus cursos EAD e editais de programas, bolsas e auxílios, presentes no site do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST), no período de 2013 a 2022. Resultados: Os resultados das análises revelam o enfraquecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão no âmbito da oferta de cursos de graduação EAD/UAB, dado que os Projetos Pedagógicos não estão em consonância com as resoluções da UFPA que regulamentam a pesquisa e a extensão. Além disso, os estudantes da EAD/UAB não são contemplados em diferentes editais de assistência estudantil publicados pela universidade, pois os editais analisados destacam que é permitida somente a participação dos estudantes dos cursos regulares presenciais da instituição. Conclusão: Conclui-se que a incorporação da EAD pelas IPES, via sistema UAB, causa a flexibilização das estruturas acadêmicas, o que pode impactar no processo de ensino e aprendizagem da universidade pública, promovendo o esvaziamento da formação.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673690
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