Banner Portal
Políticas e processos de internacionalização da Educação Superior
VÍDEO
ENGLISH (English)
PORTUGUÊS
ÁUDIO

Palavras-chave

Políticas de internacionalização
Educação superior
Interculturalidade

Como Citar

ZILBERBERG-OVIEDO, Lourdes Evangelina. Políticas e processos de internacionalização da Educação Superior: contribuições para o desenvolvimento da Interculturalidade na tríade ensino, pesquisa e extensão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025020, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673789. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673789. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Este estudo objetiva analisar as políticas e processos de internacionalização do Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP), identificando as contribuições para o desenvolvimento da interculturalidade e das competências interculturais (CI) na tríade ensino, pesquisa e extensão, entre 2014 e 2021. Além disso, pretende-se refletir sobre as ações de internacionalização desenvolvidas pela instituição nesse período, aprofundar a discussão sobre as políticas e os processos de internacionalização a partir da consolidação do Centro Universitário e sua relação com os contextos nacional, regional e internacional, bem como identificar ações que possam fortalecer o desenvolvimento da interculturalidade. Metodologia: A pesquisa, baseada no materialismo histórico-dialético, busca estabelecer a singularidade do objeto - a elaboração de juízos e conceitos - utilizando as seguintes técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, seguida de entrevistas com alunos, professores e gestores da instituição. Resultados/Conclusão: Constatou-se, nos resultados parciais da pesquisa, que os processos de internacionalização da FAAP encontram-se consolidados, pois, ao longo de 20 anos, foram realizadas diversas atividades que a relacionam com instituições e redes de cooperação ao redor do mundo. A crescente importância dada à questão intercultural, reforça a perspectiva de uma internacionalização solidária e é estimulada por meio da realização de cursos e de atividades de integração. Cabe destacar que não há um modelo local que explique como ocorre a aquisição de CI. Assim, propomos, com o auxílio da pedagogia histórico-crítica, além de exemplos e cases ocorridos no marco da internacionalização da instituição, desenvolver um modelo de aquisição de interculturalidade e de CI.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673789
VÍDEO
ENGLISH (English)
PORTUGUÊS
ÁUDIO

Referências

ALTBACH, Philip G. Globalization and the university: Realities in an unequal world. In: FOREST, James e ALTBACH, Philip G. (eds.). International handbook of higher education. Vol. I, Dordrecht: Springer, 2006, p. 121-140. ISBN-10 1-4020-4011-3.

BENNETT, Janet M. On Becoming a Global Soul. In: SAVICKI, Victor (ed.). Developing Intercultural Competence and Transformation. Sterling: Stylus Publishing, 2008, p. 13-31. ISBN 9781579222666.

BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, Adrian; MATEI, Liviu; PRICOPIE, Remus; SALMI, Jamil; SCOTT, Peter (eds). The European Higher Education Area. Between Critical Reflections and Future Policies. Springer Cham, 2015, p. 59-72. ISBN 9783319208770.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Fundação Armando Alvares Penteado. São Paulo, 2007. ISBN 8572343377.

CAMBOURS DE DONINI, Ana Maria. Internacionalización e integración de los sistemas de Educación Superior en el Mercosur Educativo. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación (RASE), Madri: Universidad Complutense, vol. 4, no 1, janeiro/2011, p. 59-72. Disponível em: https://issuu.com/sociologeducasociologiaeducacion/docs/rase_04_1/16. Acesso em: 2 abr. 2023.

CAPES. A internacionalização na Universidade Brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes. Brasília: 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/a-internacionalizacao-nas-ies-brasileiras-pdf. Acesso em: 2 abr. 2023.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida; MOROSINI, Marilia. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento? Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, 2021, p. 1-25.

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654622. Acesso em: 2 abr. 2023.

CRES 2018. III Conferencia Regional de Educación Superior para América Latina y el Caribe. Declaración. Córdoba, Argentina, 14 de junio de 2018. Disponível em: http://www.cres2018.unc.edu.ar/uploads/Declaracion2018-Port-CRES.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

DEARDORFF, Darla K. Intercultural Competence. In: SAVICKI, Victor (Ed.). Developing Intercultural Competence and Transformation. Sterling: Stylus Publishing, 2008, p. 32-52. ISBN 9781579222666.

DELUIZ, N. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Boletim Técnico Do Senac, 27(3), 12-25. 2001. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/572 . Acesso em: 20 set. 2023.

DE OLIVEIRA SANTOS, Raquel E. Pedagogia histórico-crítica: que pedagogia é essa?. Horizontes, v. 36, n. 2, 2018, p. 45-56. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/520. Acesso em: 20 set. 2023.

FAAP. Relatório de Atividades do Departamento de Internacionalização. São Paulo, 2014.

FAAP. Relatório de Atividades do Departamento de Internacionalização, São Paulo, 2019.

FAAP. Relatório de Atividades do Departamento de Internacionalização. São Paulo, 2021.

FAAP. Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025. São Paulo, 2021.

GACEL-ÁVILA, Jocelyne. La internacionalización de la educación superior. Paradigma para la ciudadanía global. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2003. ISBN 9702703190.

GASPARIN, J. L.; PETENUCCI, M. Pedagogia Histórico- Crítica: da teoria à prática no contexto escolar, 2008, p. 01-16. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

HUDZIK, John K. Comprehensive Internationalization. From Concept to Action. Association of International Educators, 2011.

KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: Definitions, rationales and approaches. Journal of Studies in International Education, Los Angeles California, v. 8, n. 1, 2004, p. 5-31. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315303260832. Acesso em: 20 jan. 2023.

KNIGHT, Jane. Concepts, Rationales and Interpretive Frameworks in the Internationalization of Higher Education. In: DEARDORFF, Darla K., DE WIT, Hans, HEYL, Jhon D.; ADAMS, Tony (Eds.). The SAGE Handbook of International Higher Education. Thousand Oaks: SAGE Publications Inc. 2012, p. 27-42. ISBN 1412999219.

LIMA, Manolita C.; CONTEL, Fábio B. Internacionalização da Educação Superior: Nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2011. ISBN 8579390672.

MOROSINI, Marilia. Internacionalização da Educação Superior e integração acadêmica. Conferências UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 6.12, 2017. Disponível em: https://videos.ufrgs.br/ufrgstv/conferencias-ufrgs/marilia-morosini-ttttt/view . Acesso em: 20 jan. 2023.

MOROSINI, Marilia; DALLA CORTE, Marilene. Internacionalização da Educação Superior. In: MOROSINI, Marilia (org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior. V. 1. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021, p 35-41. ISBN 978-65-5623-009-2.

NILSSON, Bengt. Internationalising the curriculum. In: CROWTHER, Paul; JORIS, Michael; OTTEN, Matthias; NILSSON, Bengt; TEEKENS, Hanneke; WÄCHTER, Bernd. Internationalisation at Home: A Position Paper. Amsterdã: European Association for International Education, 2000, pp. 21-28. ISBN 90-74721-16-8.

PUNTENEY, Katherine. The International Education Handbook: Principles and Practices of the Field. Washington D.C.: NAFSA- Association of International Educators, 2019. ISBN 1412999219

ROBLES, Chelsea; BAHANDARI, Rajika. Higher Education and Student Mobility. A Capacity Building Pilot Study in Brazil. Brasília: CAPES, 2017. Disponível em: https://faubai.org.br. Acesso em: 20 jan. 2023.

SANTOS, Fernando S.; ALMEIDA FILHO, Naomar. A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Brasília: Editora UNB Universidade de Brasília; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. ISBN 8523010424.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12 ed. Campinas: Associados Ltda, 2021.ISBN 978-8574963242.

SPITZBERG, Brian H.; CHANGNON Gabrielle. Conceptualizing Intercultural Competence. In: DEARDORFF, Darla K. (Ed.). The Sage handbook of intercultural competence. California: Sage Publications Inc. 2009, p. 2-52. ISBN 1412999219.

SÖDERQVIST, Minna; PARSONS, Christine. Effective strategic management of internationalization. Occasional Paper 18. Amsterdã: European Association for International Education, 2005. ISBN, 9074721230.

STALLIVIERI, Luciane. Estratégias de Internacionalização das universidades. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. ISBN 8570612699.

TEICHLER, Ulrich. Internationalization of Higher Education: European Experiences. In: Asia Pacific Education Review, v. 1, n. 10, 2009, p. 93-106. Disponível em: https://link.springer.com/journal/12564/volumes-and-issues/10-1. Acesso em: 20 jan. 2023.

TEWKSBURY, D. G. The American Student and the Non-Western World, 1957.

TORRES, Carlos Alberto. La educación superior en tiempos de la globalización neoliberal. In: FERNÁNDEZ LAMARRA, Norberto (ed.). Universidad, Sociedad e Innovación. Una perspectiva internacional. Caseros: EDUNTREF, 2009, p. 25-42. Disponível em: http://www.revistaraes.net/revistas/raes2_res4.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. ISBN 85-224-0273-6.

VAN DER WENDE, Marijk. Missing links: The relationship between national policies for internationalisation and those for higher education in general. In: KALVERMARK, Torsten; VAN DER WENDE, Marijk (Eds.) National policies for the internationalization of higher education in Europe. Estocolmo: National Agency for Higher Education (Högskoleverket), 1997 p. 10-31. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED432190. Acesso em: 20 jan. 2023.

ZILBERBERG OVIEDO, L. E. (2022). Internacionalización y competencias interculturales en la Educación Superior. Integración y Conocimiento, v. 11, n. 1, p. 182–195, 2022. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/36539. Acesso em: 20 de jan. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Lourdes Evangelina Zilberberg Oviedo

Downloads

Não há dados estatísticos.