Resumo
Introdução: O texto integra pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), articulando-se ao Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – Gestar/UFSM. Aborda políticas de assistência e permanência de estudantes na Educação Superior e, neste cenário, o benefício socioeconômico Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico na UFSM. Objetivo: Diante disso, esse texto tem como objetivo analisar as relações e contribuições do benefício Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico, atribuído a estudantes de graduação em Odontologia da UFSM, referentes à permanência, ao processo de desenvolvimento acadêmico e à conclusão de curso. Metodologia: Entre outros aspectos, a metodologia quanti-qualitativa de pesquisa pautou-se na análise documental, sendo a análise de conteúdo adotada enquanto fundamento para a interpretação dos dados junto à estatística descritiva. Resultados: Os resultados apontam que a maior parte dos estudantes de Odontologia, contemplados de 2017 a 2019, teve notas acima das médias de seus grupos e que o grupo que teve a maior média geral foi daqueles que receberam mais vezes o benefício Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico. O quantitativo de vezes que os estudantes foram beneficiados impactou de forma direta no desempenho da média da maior parte dos grupos. Conclusão: Conclui-se que política de assistência e permanência estudantil, permeada pelo Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico, contribui para que estudantes da Educação Superior da UFSM, de graduação em Odontologia, possam realizar e permanecer em seu curso com desenvolvimento acadêmico satisfatório.
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