Resumo
Introdução: o conceito de cidadania e a consequente formação dos sujeitos para atuarem no âmbito social têm acompanhado os diferentes momentos e contextos da sociedade moderna. Na educação, o preceito da cidadania faz-se presente em documentos e políticas de formação, desde a educação básica até a educação superior. Objetivo: apresentar uma reflexão sobre o Exame Nacional do Desempenho do Estudante - Enade, com um recorte dos temas de conhecimentos gerais no período de 2015 a 2019, e sua aproximação com as demandas sociais de valorização da diversidade e inclusão social. Parte-se da premissa de que os conhecimentos gerais, comuns ao perfil dos graduandos de todos os cursos do país, precisam contribuir com saberes e, quiçá, práticas de uma postura cidadã comprometida com o bem coletivo social. Metodologia: análise de referenciais teóricos que contribuem para a compreensão do conceito de cidadania na contemporaneidade, bem como de pesquisas, documentos e relatórios que expressam a política avaliativa do Enade e os conteúdos de formação geral, na perspectiva de contextualizar como o exame pode contribuir para a formação acadêmica-profissional-humana dos graduandos. Resultados/Conclusão: com inspiração teórico-epistemológica na multirreferencialidade, exercita-se o aguçar do olhar plural e, nesse processo, conclui-se que os temas apresentados no Enade entre 2015 e 2019 refletem questões sociais, ambientais, culturais, políticas e outras abordagens que, se incorporadas aos currículos e às práticas formativas dos estudantes, podem contribuir para a construção de um perfil profissional cidadão.
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