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A pedagogia histórico-crítica no curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná/campus Palmas
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Palavras-chave

Formação de professores
Materialismo histórico-dialético
Análise de conteúdo
Rede Federal de Educação Tecnológica

Como Citar

STADLER, João Paulo; MARQUES, Carlos Alberto; LAMBACH, Marcelo. A pedagogia histórico-crítica no curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná/campus Palmas: o que dizem os documentos institucionais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025038, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8674685. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8674685. Acesso em: 1 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo evidenciar como a Pedagogia Histórica-Crítica foi apropriada nos documentos que orientam o curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná/campus Palmas, em razão do declarado compromisso da Instituição para o desenvolvimento de práticas embasadas nessa teoria pedagógica. Metodologia: foi desenvolvida uma análise de conteúdo categorial com a constituição de quatro indicadores que foram classificados de acordo com a proximidade e a coerência com essa pedagogia. Resultados: foi possível perceber que os materiais com menor escopo apresentavam mais elementos relacionados à teoria pedagógica. Ainda, observou-se casos de incoerência entre os textos dos materiais e os pressupostos dessa teoria e de seus fundamentos, em especial o Materialismo Histórico-Dialético. Conclusão: o compromisso da Instituição com essa pedagogia se faz presente nos documentos, mas ainda é necessário maiores estudos por parte dos docentes, a fim de superar as limitações encontradas, além de estudos complementares a este, considerando a prática docente in loco.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8674685
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