Resumo
Objetivo: O presente trabalho objetiva estreitar o diálogo entre a matemática no ensino superior e a história da matemática, como forma de promover a construção de interfaces entre estes campos de saberes, elencando como temática o trabalho de Jean-Baptiste Joseph Fourier (1768-1830), que consagrou-se em 1822 com a publicação da obra Théorie analytique de la chaleur.. Metodologia: Uma abordagem qualitativa, de cunho biográfico e com objetivos exploratórios envolvendo discentes da disciplina Cálculo Diferencial e Integral em um curso de Engenharia em um Centro Universitário em São Paulo. Adotamos a metodologia de ensino de Sala de Aula Invertida e uma abordagem sob o viés da “história”, segundo Grattan-Guinness. Resultados: Consideramos o legado do personagem Fourier, tido como fundamental na discussão sobre a redefinição do conceito de função, ao extrapolar conceitos matemáticos que estavam enraizados na sociedade acadêmica nos oitocentos. O protagonismo dos estudantes e o tempo ganho em sala de aula para discussões acerca do conteúdo Séries de Fourier, revelou-se decorrente da metodologia adotada em permanente diálogo com a abordagem histórica. O arcabouço teórico trazido pelos estudantes – representados pela maioria das referências bibliográficas utilizadas neste artigo, traz indícios de amadurecimento, favorecendo possibilidades de desdobramentos em experimentos didáticos futuros. Conclusão: Atualmente, as inúmeras aplicações dos estudos de Fourier encontram-se presentes, explicita ou implicitamente, em diversas áreas no âmbito das engenharias, alcançando as nossas vidas de forma inexorável, transcendendo muitas vezes, a mera aplicação de tecnologia.
Referências
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aarom. Flip your classroom: reach every student in every class every day. Eugene: ISTE, 2012.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. 2.ed. trad. E. F. Gomide. São Paulo: Edgard Blucher, 1996. ISBN 9788521200239
COSTA, Eli Banks Liberato. “A máquina que pensa”: Alguns aspectos das origens da computação. História da Ciência-Tópicos Atuais 3. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Priorizar História e Filosofia da Matemática na Educação. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM-IACME. Recife: Brasil, 2011.
DORIA, Rodrigo Trevisoli. Operação analógica de transistores de múltiplas portas em função da temperatura. 2010. 198p. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
FELCHER, Carla Denize Ott; VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes; SOARES, Renata Godinho; FOLMER, Vanderlei. O uso da sala de aula invertida para ensinar polígonos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–18, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a03. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2742. Acesso em: 20 fev. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ISBN 85-224-3169-8
GODOY, Kleyton Vinicyus; LEITE, Douglas Gonçalves. Regra de Cramer: uma perspectiva histórica para o ensino de sistemas lineares. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n5a25. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2996. Acesso em: 20 fev. 2024.
GRATTAN-GUINNESS, Ivor. A matemática do passado: que distinguem a sua história de nossa herança. Historia mathematica, v. 31, n. 2, p. 163-185, 2004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0315086003000326. Acesso em: 05 de out. 2021.
LORETO, Ana Célia da Costa; LORETO, Armando Pereira; PAGLIARDE, José Emílio. Cálculo 3: Resumo e exercícios. São Paulo: LCTE, 2012. ISBN 9788579420221
MARQUEZINO, Franklin de Lima. A transformada de Fourier Quântica Aproximada e sua Simulação. 2006. 118 p. Dissertação (Mestrado em modelagem de sinais) – Laboratório Nacional de Computação Científica, Petrópolis, Rio de Janeiro, 2006.
MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 20 fev. 2024.
MOURA, Roseli Alves de. Um estudo sobre a Instituzioni Analitiche de Maria Gaetana Agnesi: Álgebra e Análise na Itália setecentista. 2017. 219 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20005. Acesso em: 10 jul. 2018.
NUNES, Jaques. Noções sobre as séries de Fourier. 2002. 94 p. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) – Centro de ciências físicas e matemáticas. Universidade de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96939. Acesso em 14 jul. 2018.
PESSOA JUNIOR, Osvaldo. Conceitos de Física Quântica. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2003. ISBN 8578616332
PIFER, Anderson. Teoria analítica do calor de Joseph Fourier: Uma análise das bases conceituais e epistemológicas. 2015. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática), Universidade Federal do ABC, Santo André, 2015.
ROQUE, Tatiana. História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2012. ISBN 8537808881
SCHIMIEDECKE, Winston Gomes, PORTO, Paulo Alves. Uma abordagem da história da energia nuclear para a formação de professores de física, Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 232-241, jul/dez. 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/675. Acesso em 14 jul. 2018.
TRUESDELL, Clifford Ambrose. The tragicomical History of Thermodynamics, 1822-1854. New York: Springer, 1980. ISSN 0172-570X
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. In: BACOCH, Lilian, MORAN, José (Orgs.). Porto Alegre: Penso, 2018, p. 26-44. ISBN 978-85-8429-116-8
WEIDERPASS, H.A. Estudos de métodos para representação conjunta espaço, tempo e frequências em sinais multidimensionais. 2003. 114p. Dissertação (Mestrado em engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Roseli Alves de Moura, Kelven Cleyton de Araujo Brandão