Banner Portal
Sala de aula invertida e história da Matemática
Sala de aula vazia
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Ensino superior
Séries de Fourier
Sala de aula invertida
Metodologias ativas
História da matemática

Como Citar

MOURA, Roseli Alves de; BRANDÃO, Kelven Cleyton de Araujo. Sala de aula invertida e história da Matemática: legado de Fourier e cálculo em perspectiva . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025043, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8674795. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8674795. Acesso em: 5 nov. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Objetivo: O presente trabalho objetiva estreitar o diálogo entre a matemática no ensino superior e a história da matemática, como forma de promover a construção de interfaces entre estes campos de saberes, elencando como temática o trabalho de Jean-Baptiste Joseph Fourier (1768-1830), que consagrou-se em 1822 com a publicação da obra Théorie analytique de la chaleur.Metodologia: Uma abordagem qualitativa, de cunho biográfico e com objetivos exploratórios envolvendo discentes da disciplina Cálculo Diferencial e Integral em um curso de Engenharia em um Centro Universitário em São Paulo. Adotamos a metodologia de ensino de Sala de Aula Invertida e uma abordagem sob o viés da “história”, segundo Grattan-Guinness. Resultados: Consideramos o legado do personagem Fourier, tido como fundamental na discussão sobre a redefinição do conceito de função, ao extrapolar conceitos matemáticos que estavam enraizados na sociedade acadêmica nos oitocentos.  O protagonismo dos estudantes e o tempo ganho em sala de aula para discussões acerca do conteúdo Séries de Fourier, revelou-se decorrente da metodologia adotada em permanente diálogo com a abordagem histórica. O arcabouço teórico trazido pelos estudantes – representados pela maioria das referências bibliográficas utilizadas neste artigo, traz indícios de amadurecimento, favorecendo possibilidades de desdobramentos em experimentos didáticos futuros. Conclusão: Atualmente, as inúmeras aplicações dos estudos de Fourier encontram-se presentes, explicita ou implicitamente, em diversas áreas no âmbito das engenharias, alcançando as nossas vidas de forma inexorável, transcendendo muitas vezes, a mera aplicação de tecnologia.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8674795
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aarom. Flip your classroom: reach every student in every class every day. Eugene: ISTE, 2012.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.

BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. 2.ed. trad. E. F. Gomide. São Paulo: Edgard Blucher, 1996. ISBN 9788521200239

COSTA, Eli Banks Liberato. “A máquina que pensa”: Alguns aspectos das origens da computação. História da Ciência-Tópicos Atuais 3. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Priorizar História e Filosofia da Matemática na Educação. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM-IACME. Recife: Brasil, 2011.

DORIA, Rodrigo Trevisoli. Operação analógica de transistores de múltiplas portas em função da temperatura. 2010. 198p. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

FELCHER, Carla Denize Ott; VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes; SOARES, Renata Godinho; FOLMER, Vanderlei. O uso da sala de aula invertida para ensinar polígonos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–18, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a03. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2742. Acesso em: 20 fev. 2024.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ISBN 85-224-3169-8

GODOY, Kleyton Vinicyus; LEITE, Douglas Gonçalves. Regra de Cramer: uma perspectiva histórica para o ensino de sistemas lineares. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n5a25. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2996. Acesso em: 20 fev. 2024.

GRATTAN-GUINNESS, Ivor. A matemática do passado: que distinguem a sua história de nossa herança. Historia mathematica, v. 31, n. 2, p. 163-185, 2004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0315086003000326. Acesso em: 05 de out. 2021.

LORETO, Ana Célia da Costa; LORETO, Armando Pereira; PAGLIARDE, José Emílio. Cálculo 3: Resumo e exercícios. São Paulo: LCTE, 2012. ISBN 9788579420221

MARQUEZINO, Franklin de Lima. A transformada de Fourier Quântica Aproximada e sua Simulação. 2006. 118 p. Dissertação (Mestrado em modelagem de sinais) – Laboratório Nacional de Computação Científica, Petrópolis, Rio de Janeiro, 2006.

MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 20 fev. 2024.

MOURA, Roseli Alves de. Um estudo sobre a Instituzioni Analitiche de Maria Gaetana Agnesi: Álgebra e Análise na Itália setecentista. 2017. 219 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20005. Acesso em: 10 jul. 2018.

NUNES, Jaques. Noções sobre as séries de Fourier. 2002. 94 p. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) – Centro de ciências físicas e matemáticas. Universidade de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96939. Acesso em 14 jul. 2018.

PESSOA JUNIOR, Osvaldo. Conceitos de Física Quântica. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2003. ISBN 8578616332

PIFER, Anderson. Teoria analítica do calor de Joseph Fourier: Uma análise das bases conceituais e epistemológicas. 2015. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática), Universidade Federal do ABC, Santo André, 2015.

ROQUE, Tatiana. História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2012. ISBN 8537808881

SCHIMIEDECKE, Winston Gomes, PORTO, Paulo Alves. Uma abordagem da história da energia nuclear para a formação de professores de física, Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 232-241, jul/dez. 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/675. Acesso em 14 jul. 2018.

TRUESDELL, Clifford Ambrose. The tragicomical History of Thermodynamics, 1822-1854. New York: Springer, 1980. ISSN 0172-570X

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. In: BACOCH, Lilian, MORAN, José (Orgs.). Porto Alegre: Penso, 2018, p. 26-44. ISBN 978-85-8429-116-8

WEIDERPASS, H.A. Estudos de métodos para representação conjunta espaço, tempo e frequências em sinais multidimensionais. 2003. 114p. Dissertação (Mestrado em engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Roseli Alves de Moura, Kelven Cleyton de Araujo Brandão

Downloads

Não há dados estatísticos.