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Equidade e disparidades no Ensino Superior brasileiro
Imagem de uma atça, simbolizando premiação
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Palavras-chave

Ensino superior
Políticas educacionais
Equidade educacional
Desigualdades regionais
Desempenho acadêmico

Como Citar

OLIVEIRA, Carlo José Freire; PESSOA-GONÇALVES, Yago Marcos; RODRIGUES, Wellington Francisco. Equidade e disparidades no Ensino Superior brasileiro: insights a partir do Prêmio Capes Talento Universitário. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025042, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8674950. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8674950. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Introdução: o Prêmio Capes Talento Universitário (PCTU) reconhece estudantes com notável desenvolvimento cognitivo por meio de avaliações anuais aplicadas a ingressantes no Ensino Superior Brasileiro (ESB). Objetivo(s): investigar a distribuição geográfica, a área de conhecimento e o tipo de financiamento institucional dos premiados no PCTU. Além disso, analisar o comportamento geoespacial dos laureados e as disparidades dessas distribuições. Método: os dados foram coletados por meio do Portal de Acesso à Informação. A localização geográfica e a natureza do financiamento institucional foram obtidas no Portal e-Mec. Os dados de distribuição geográfica foram analisados com normalização das frequências absolutas, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Resultados: o número médio dos três anos de premiados a cada 10.000 ingressantes no ESB pelo Exame Nacional do Ensino Médio segue a seguinte distribuição: Região Sul (17,33), Sudeste (17,21), Nordeste (13,57), Centro-Oeste (8,17) e Norte (5,75). O estado de Sergipe apresenta maior desempenho médio com 119,65 laureados, enquanto Roraima não teve premiados registrados. A concentração média de premiados em poucos municípios, especialmente nas capitais (62,97%), indica desigualdades educacionais regionais. Na área de abrangência, Ciências da Saúde lidera com média de 56,6% dos premiados, enquanto Ciências Humanas (4,27%), Ciências Sociais (4,27%), Linguística, Letras e Artes (0,7%) e Ciências Agrárias (0,4%) apresentam os menores desempenhos. Notavelmente, instituições públicas têm significativamente mais laureados (90,9%). Conclusão: os dados apontam para desigualdades regionais e institucionais no ESB, destacando a necessidade de políticas educacionais que promovam a equidade e fortaleçam as áreas do conhecimento e as regiões desprivilegiadas.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8674950
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