Banner Portal
Coreografias didáticas e ensino de Ciências
Cientista ensinando no laboratório aula de ciências
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VIDEO

Palavras-chave

Formação de professores
Modelo de formação docente
Ensino de graduação

Como Citar

QUEVEDO, Andressa Pacífico Franco; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Coreografias didáticas e ensino de Ciências: a etapa da colocação em cena no processo formativo de pedagogos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025039, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675390. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8675390. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Introdução: adotamos, nesta pesquisa, a analogia da arte e da dança sob o contexto do ensino de ciências. E focamos na etapa da colocação em cena em que o professor, no desenvolvimento de sua prática docente, centra esforços para disponibilizar as estratégias e ações com o intuito de possibilitar os seus alunos a realizar as suas atividades, levando em consideração os recursos, interfaces e contextos de aprendizagens. Objetivo: analisar a colocação em cena dos conteúdos e as estratégias didáticas do componente curricular investigado. Metodologia: a abordagem de pesquisa é de natureza qualitativa, e em relação aos níveis de pesquisa, enquadra-se na categorização de pesquisa descritiva. Em relação às técnicas para construção de dados com pessoas, fizemos uso da observação não participante do componente curricular de Metodologia de Ensino e Aprendizagem em Ciências da Natureza I, com gravação em áudio das aulas e registros em diários de observação. Todos os dados foram analisados a partir do método de Análise de Conteúdo. Resultados: reflexão e discussão sobre como melhor executar o Plano de Ensino do Componente curricular estudado, atenção ao relato da biografia educacional em relação ao ensino de Ciências dos discentes; desenvolvimento do componente curricular como uma construção coletiva entre a Coreógrafa e bailarinos. Conclusão: alguns movimentos dançados tanto pela Professora Coreógrafa quanto os seus alunos bailarinos, apresentaram-se, à luz da análise do Modelo das Coreografias Didáticas, como um modelo didático de ordem orgânica, humanizadora, flexível e criativa para formar futuros professores polivalentes para ensinar Ciências para crianças, jovens e adultos.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8675390
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VIDEO

Referências

BAERISWYL, Franz. Choreographies of School Learning. In: SEEL, N.M. (org.) Encyclopedia of the Sciences of Learning. Boston, MA: Springer Reference, 2012. https://doi.org/10.1007/978-1-4419-1428-6_21. Disponível em: https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007%2F978-1-4419-1428-6_21. Acesso em: 27 dez. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 141 p. ISBN 9788562938047

CACHAPUZ, António; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana Maria Pessoa; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. p. 19-34. ISBN 852491114X

CID-SABUCEDO, Alfonso; PÉREZ-ABELLÁS, Adolfo; ZABALZA, Miguel. A. Las prácticas de enseñanza declaradas de los “mejores profesores” de la universidad de Vigo. Revista Eletrónica de Investigación y Evaluación Educativa, v. 15, n. 2, 2009. p.1- 29. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/RELIEVE/article/view/17100/14879. Acesso em: 5 ago. 2020.

CUNHA, Maria. Isabel da. A Universidade: desafios políticos e epistemológicos. In: CUNHA, M. I. da. (Org.). Pedagogia Universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2006, p. 13-29. ISBN 8586305375

DELIZOICOV, Nadir Castilho; SLONGO, Ione Inês Pinsson. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos, n. 32, 2013. p. 205-221. Disponível em: https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/75/234. Acesso em: 13 mar. 2022.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 33-38. ISBN 852492635X

DIAS, Dayane Wanessa de Souza; LIRA, Mirtes Ribeiro de. Modelos de Ensino de Ciências: implicações na prática e na formação docente. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017, Florianópolis, Santa Catarina. Anais do... Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0529-1.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. 200 p. ISBN 9788522451425.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. In: LIBÂNEO, J.C.

Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994, p. 51-76. ISBN 8524916036

LOPONTE, Luciana Grupelli. Arte para a docência: estética e criação na formação docente. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 21, p. 1-18, 2013.DOI: 10.14507/epaa.v21n25.2013. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/1145. Acesso em: 10 ago. 2022.

MERRIAN, Sharan. B. Qualitative research and case study aplications in educations. San Francisco: Jossey-Bass, 1999. 304 p. ISBN 0787910090.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, p. 27-45, 2015. Disponível em: bit.ly/3v4itE8. Acesso em: 17 jun. 2019.

OSER, Fritz; BAERISWYL, Franz. Choreographies of teaching: bridging instruction to learning. In: RICHARDSON, Virginia (Org.). Handbook of research on teaching. 4. ed. Washington: American Educational Research Association (AREA), 2001, p. 1031-1065. ISBN 0935302263.

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; ZABALZA BERAZA, Miguel Ángel. Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: em busca de uma coreografia didática inovadora. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 837-863, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28698/20654. Acesso em: 15 jun. 2019.

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; ZABALZA BERAZA, Miguel Ángel; SOUZA, César Vinícius de. Coreografias didáticas e cenários inovadores na educação superior. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 115-134, nov. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/30492. Acesso em: 15 jun. 2019.

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Coreografias didáticas: um modelo inovador. In: MEHLECKE, Querte Terezinha Conzi; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares (Org.). Inovações pedagógicas e coreografias didáticas: das tecnologias e metodologias às práticas efetivas. São Paulo: Editora Cajuína, 2019. 248 p. ISBN 8554150570.

PIRES, Elocir Aparecida Corrêa; MALACARNE, Vilmar. Formação inicial de professores no curso de Pedagogia para o ensino de Ciências: representações dos sujeitos envolvidos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 56-78, 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/784. Acesso em: 05 mar. 2019.

POZO, Juan Ignácio; GOMÉZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 296 p. ISBN 8536319887.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clarck. Uma fundamentação teórica para as coreografias didáticas no ambiente virtual de aprendizagem A theoretical foundation for didactic choreographies in a virtual learning environment. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 19, n. 2, p. 132-149, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/33994. Acesso em: 05 fev. 2020.

SILVA, Cristiane Lúcia da. Coreografias e Estratégias Didáticas Online e suas Relações com os Enfoques e Estilos de Aprendizagem Docentes e Discentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

SILVA, Cristiane Lúcia da. Coreografias didáticas e de meta-aprendizagem integradas a aprendizagem autorregulada no ensino superior brasileiro. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Inovação pedagógica: concepções que orbitam este conceito. Reflexão e Ação, v. 30, n. 2, p. 212-226, 30 maio 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17159. Acesso em: 13 fev. 2023.

STRAZZACAPPA, Márcia. Nos espaços do entre: refletindo sobre um processo de criação cênico-coreográfico. Anais ABRACE, v. 12, n. 1, p. 1-5, 2011. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3000. Acesso em: 17 abr. 2022.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2009. 176 p. ISBN 8522402736.

ZABALZA BERAZA, Miguel Ángel. Uma nova didáctica para o ensino universitário: respondendo ao desafio do espaço europeu de ensino superior. In: Sessão Solene comemorativa do Dia da Universidade - 95º aniversário da Universidade do Porto. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, mar./2006.

ZABALZA BERAZA, Miguel Ángel. Coreografías didácticas para una enseñanza innovadora. In: 26ª Jornadas Internacionales de Educación. Feira Internacional del Libro de Buenos Aires, abr. 2017. Disponível em: bit.ly/3V57jK2. Acesso em: 03 mar. 2020.

ZABALZA BERAZA, Miguel Ángel. Didáctica Universitaria. 2005. Conferência realizada na Pontifícia Universidade Javeriana de Cali. Disponível em: bit.ly/4c6fnQP. Acesso em: 15 ago. 2020.

ZABALZA BERAZA, Miguel Ángel; ZABALZA CERDEIRIÑA, María Ainhoa Zabalza. Coreografías didácticas institucionales y calidad de la enseñanza. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. e24586, jan/dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24586. Acesso em: 24 set. 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Andressa Pacífico Franco Quevedo; Monica Lopes Folena Araújo

Downloads

Não há dados estatísticos.