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Crises da universidade e responsabilidade social
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Palavras-chave

Responsabilidade social da universidade
Crises da universidade
Crise de hegemonia da universidade
Crise de legitimidade da universidade
Crise institucional da universidade

Como Citar

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Crises da universidade e responsabilidade social. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 211–226, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v1i2.7434. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650531. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi indagar sobre a repercussão de crises recentes da universidade na sua missão e responsabilidade social e, a partir dessa reflexão, propor caminhos para a consolidação dessa responsabilidade. As três crises principais enfrentadas pela universidade a partir de meados do século XX identificadas por Boaventura Souza Santos como crises de hegemonia, de legitimidade e institucional, constituíram o quadro de discussão do problema da responsabilidade social da universidade. Embora verdadeira para as universidades dos países avançados, a perda de hegemonia no campo da pesquisa ainda não ocorre na universidade brasileira. Para superar a crise de legitimidade, justifica-se a criação de instituições acadêmicas e de formação profissional de ponta para o cultivo das elites intelectuais e profissionais do país, bem como de instituições não universitárias de educação superior de massa para a formação cultural e tecnológica dos jovens. Para possibilitar o acesso a essas instituições por segmentos socioeconômicos discriminados na sociedade, justifica-se a adoção de política de ação afirmativa na forma de cotas. A superação da crise institucional será alcançada quando o Estado respeitar a especificidade das universidades e quando os critérios de avaliação de suas funções forem adequados à sua natureza específica e a titularidade da avaliação recair nas próprias instituições assegurando a avaliação externa por pares efetivos e não por pares cooptados pelo Estado.

https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7434
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Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Educação Superior

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