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Aprendizagens da docência: contribuições do Pibid na formação inicial de professores
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Palavras-chave

Formação inicial de professores. Iniciação à docência. Pibid. Aprendizagem da docência.

Como Citar

PAIM, Robson Olivino; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Aprendizagens da docência: contribuições do Pibid na formação inicial de professores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 521–541, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8652045. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652045. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O texto toma como foco as aprendizagens da/para a docência constituídas no âmbito de dois subprojetos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvidos por licenciaturas em Geografia de duas instituições públicas de ensino superior localizadas no sul do Brasil. Toma os discursos de 21 estudantes bolsistas dos referidos subprojetos (num universo de 27) e os analisa a partir dos enfoques tomados pelos estudos dos saberes da docência, agrupando seus enunciados em mapas de conteúdo de acordo com a similitude discursiva que apresentam. Deste processo analítico, apresenta, argumenta e conclui que enquanto uma das faces da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica, o Pibid permite construir e mobilizar aprendizagens e saberes sobre a docência em quatro dimensões: (1) do contexto escolar; (2) do trabalho docente; (3) da escola e do aluno e; (4) da profissão e do desenvolvimento profissional de professores.  

https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652045
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