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A presença do pensamento de Paulo Freire em um curso de formação de professores no Brasil e em Portugal
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Palavras-chave

Paulo Freire. Formação de professores. Brasil. Portugal.

Como Citar

PAVAN, Ruth. A presença do pensamento de Paulo Freire em um curso de formação de professores no Brasil e em Portugal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 703–715, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8652260. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652260. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo é fruto de pesquisa de Pós-doutoramento efetuada em duas instituições universitárias, uma no Brasil e outra em Portugal, que possuem cursos de formação de professores. O objetivo da pesquisa foi analisar a presença do pensamento de Paulo Freire nos cursos de formação de professores. Para isso, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aberto, respondido pelo número total de alunos e alunas selecionados para a pesquisa. Podemos concluir, sempre provisoriamente, que a pluralidade de compreensões expressas nas respostas dos alunos e alunas mostra, por um lado, a fragilidade da discussão da obra do autor, mas, por outro, as inúmeras possibilidades que o texto de Paulo Freire apresenta. Nesse sentido, juntamente com os autores e autoras que fazem parte desta pesquisa, reiteramos a pertinência e potencialidade do pensamento de Paulo Freire para a educação.

 

https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652260
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