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Engenharia biomédica
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Palavras-chave

Ensino superior
Engenharia biomédica
Professores
Escolha profissional

Como Citar

PAULA, Maria Angela Boccara de; GRILO, Alessandra de Cássia; ÁVILA, Maria Auxiliadora. Engenharia biomédica: escolhas profissionais nas trajetórias docentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023013, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660655. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660655. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Engenharia Biomédica (EB) é área recente no Brasil, campo de possibilidades para profissionais das Ciências Exatas e Saúde. Cursos de graduação em EB iniciaram no país nos anos 2000 e muitos docentes ainda são de diferentes áreas do conhecimento.O objetivo foi conhecer perfil e processo de escolha profissional docente na EB. Do estudo, qualitativo e com abordagem biográfico-narrativa, participaram 11 docentes de um curso de EB, três mulheres e oito homens atuantes em uma universidade do vale do Paraíba paulista. Dados sociodemográficos e              sobre a formação foram obtidos na plataforma Lattes e confirmados durante as entrevistas do tipo  reflexivas (SZYMANSKI, 2011). Foram   realizadas em dois momentos, sendo no primeiro um relato livre e no segundo a devolutiva do conteúdo produzido. Os relatos, gravados, transcritos e organizados em biogramas (BOLIVAR, 2002), permitiram a identificação de momentos que influenciaram na escolha profissional. Os docentes entrevistados tinham formação acadêmica diversificada, eram doutores, majoritariamente do sexo masculino, média etária de 43 anos e tempo de carreira docente 9,3 anos.  Diversos caminhos os levaram os docentes à EB, como a escolha da carreira e possibilidades de atuação profissional. Acontecimentos marcantes  promoveram aproximação com a área. Apesar de não ter sido a primeira escolha de carreira, EB se mostrou como opção de formação e oportunidade de atuação profissional. Os resultados indicaram a importância de ampliar  reflexão sobre escolha profissional e formação em EB, de forma a promover, estimular e compartilhar alternativas que contribuam para promoção  dos saberes e favoreçam a formação de novos profissionais.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8660655
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