Banner Portal
Desafios ao engajamento acadêmico no ensino superior
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO

Palavras-chave

Ensino superior
Aprendizagem
Engajamento acadêmico
Estudante universitário

Como Citar

SANTOS, Leandro da Costa; SEVERO, Leonardo Rolim; CORREIA, Lindinalva de Alcântara. Desafios ao engajamento acadêmico no ensino superior : uma análise a partir de posicionamentos sobre satisfação de estudantes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023027 , 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666403. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666403. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do texto consiste em discutir, a partir de uma pesquisa com estudantes da Educação Superior, a satisfação acadêmica como fator para a promoção do engajamento acadêmico. Além disso, examinou fatores sociodemográficos capazes de afetar a satisfação acadêmica dos alunos. A pesquisa foi realizada com a utilização de um questionário virtual que contou com 320 respostas válidas de estudantes de instituições públicas e privadas. Na análise dos dados obtidos, foram utilizados três tipos de exames estatísticos: estatística descritiva, análise de variância multivariada (MANOVA - Multivariate Analysis of Variance) e análise de variância (ANOVA). Os resultados evidenciaram que, de modo geral, os/as estudantes sentem-se satisfeitos academicamente com as oportunidades formativas no Ensino Superior e que as variáveis sociodemográficas conclusão do ensino médio, exercício de atividade laboral e exercício de atividade de pesquisa na Instituição de Ensino afetam, de maneira significativa, a satisfação acadêmica. Estes resultados são importantes, pois com base nas informações sobre fatores sociodemográficos de seus alunos, as Instituições de Ensino Superior podem promover ações eficientes para a promoção da satisfação acadêmica e o consequente engajamento do/a estudante, através da geração de um ambiente educacional capaz de gerar sentido e vínculo. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8666403
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO

Referências

AKPAN, Imaobong D.; UMOBONG, Mfonobong E. Analysis of achievement motivation and academic engagement of students’ in the Nigerian classroom. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, v. 2, n. 3, p. 385-390, 2013. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/f9ec/ed2de38db40a144b5828ce5d997c1b2af1cd.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

ASTIN, Alexander W. What matters in college? Four critical years revisited. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.

ASTIN, Alexander W. Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Development, v. 40, n. 5, p. 518-528, 1999.

AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012a.

AUGÉ, Marc. Por uma antropologia da mobilidade. Maceió: Editora Unesp/UFAL, 2010.

BAITELLO, Norval. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker Editores. 2008.

BAKER, Jean. A.; MAUPIN, Angela. N. School satisfaction and children’s positive school adjustment. In R. Gilman, E. S. Huebner, & M. J. Furlong (Eds.), Handbook of positive psychology in schools (pp. 189–196). New York: Routledge, 2009. Disponível em: https://images-insite.sgp1.digitaloceanspaces.com/dunia_buku/koleksi-buku-neuro-science/handbook-of-positive-psychology-in-schools-pdfdrivecom-17401577180294.pdf#page=208. Acesso em: 22 nov. 2020.

BARKLEY, Elizabeth F. Student Engagement Techniques: A Handbook for College Faculty. Jossey-Bass. 2010.

BEZUIDENHOUT, Gerhard; DE JAGER, Johan. Clients’ service perceptions of private higher education institutions in South Africa: An importance-performance analysis for strategic managers. African Journal of Business Management, v. 8, n. 2, p. 55-67, 2014.

CASTROGIOVANNI, Antonio. Lugar, no-lugar y entre-lugares. Los ángulos del espacio turístico. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 16, p. 05-25, 2007.

CHARLOT, Bernand. A escola e o trabalho dos alunos. Anais do XVII Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Eduction (AFIRSE), secção portuguesa, 2015. Disponível em: http://www.afirse.com/archives/cd2/confer%C3%AAncias/Bernard%20Charlot.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

CHEN, Hsiu-Chin; LO, Huan-Sheng. Development and psychometric testing of the nursing student satisfaction scale for the associate nursing programs. J. Nurs Educ Pract, v. 2, n. 3, p. 25-37, 2012. Disponível em: http://www.sciedu.ca/journal/index.php/jnep/article/view/656/0. Acesso em: 16 nov. 2020.

COATES, Hamish. A model of online and general campus-based student engagement. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 32, n. 2, p. 121-141, 2007.

COLE, Michele; SHELLEY, Daniel; SWARTZ, Louis. Online instruction, e-learning, and student satisfaction: A three year study. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 15, n. 6, p. 111–131, 2014.

COSTA; Vitória. Engajamento acadêmico: aportes para os processos de avaliação da educação. superior XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26956_13785.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

DIAS SOBRINHO, José. Universidade fraturada: reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social, Avaliação, v. 20, n. 3, p. 581-601, 2015.

ELLIOTT, Kevin M.; SHIN, Dooyoung. Student satisfaction: An alternative approach to assessing this important concept. Journal of Higher Education, v. 24, n. 2, p. 197- 209, 2002. Disponçivel em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1360080022000013518. Acesso em: 15 out. 2020.

FADEL, Cristina Berger; SOUZA, Juliana Aparecida; BORDIN, Danielle; GARBIN, Cléa Adas Saliba; GARBIN, Artênio José Ísper; SALIBA, Nemre Adas. Satisfaction with the academic experience among graduate students of a brazilian public university. RGO, Rev Gaúch Odontol, v. 66, n. 1, p. 50-59, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgo/a/KXSZKXJVWv4dJjdMbCFRg7Q/?lang=en. Acesso em: 2 out. 2020.

FINELLI, Leonardo Augusto Couto; ALKMIM, Luciana Conceição Rodrigues; SENA, Ludmila de Jesus. Satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do curso de farmácia, Humanidades, v. 6, n. 2, p. 85-98, 2017.

FONTANA, Rosane Teresinha; BRIGO, Lariane. Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha. Esc Anna Nery, v.16, n. 1, p. 128-33, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/g6cVQ9Rrv5YVNMT8g7CDxVD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2020.

GIBSON, Allen. Measuring business student satisfaction: A review and summary of the major predictors. Journal of Higher Education Policy and Managment, v. 32, n. 3, p. 251-259, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13600801003743349. Acesso em: 22 nov. 2020.

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n. 1, p. 50-65, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XwGpDggzjDVgd5tVyqy3zGP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2020.

JARADEEN, Najah; JARADAT, Raed; SAFI, * Ahamad Abo.; TARAWNEH, Falah Al. Students satisfaction with nursing program. Bahrain Med Bull, v. 34, n. 1, p. 1-6, 2012. Disponível em: https://www.bahrainmedicalbulletin.com/march_2012/Students_Satisfaction.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

KAMPFF, Adriana Justin Cerveira; RAMIREZ, Rosa Eulógia; AMORIM, Lidiane Ramirez. A universidade enquanto (não)lugar: reflexões sobre fatores de engajamento e lugarização de estudantes. Educação Por Escrito, v. 9, n. 2, p. 347-360, 2018.

KANTEK, Filiz.; KAZANCI, Gonca. An analysis of the satisfaction levels of nursing and midwifery students in a health college in Turkey. Contemp Nurse. V. 42, n. 1, p. 36-44, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.5172/conu.2012.42.1.36. Acesso em: 22 det. 2020.

KUH, George. Student engagement in the first year of college. Challenging and supporting the first-year student: a handbook for improving the first year of college, New Jersey, USA, p. 86-107, 2005.

KUH, George. Participación de los estudiantes en el primer año de la universidad. Desafiando y apoyando al estudiante de primer año: un manual para mejorar el primer año de la universidad, Nueva Jersey, EE. UU. 2009.

LIN, Shuqiong; SALAZAR, Timothy R.; WU, Shuang. Impact of academic experience and school climate of diversity on student satisfaction. Learning Environ Res, v. 22, p. 25–41, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10984-018-9265-1. Acesso em: 10 nov. 2020.

MACHADO, Sérgio Henrique de Mattos; LADEIRA, Rondinelli De Carvalho; OLIVEIRA, Cristiano Guilherme Alves; POMPILHO, Wendel Mattos; SHIMODA, Eduardo. Percepções de Discentes quanto à importância e satisfação de itens relacionados a um Curso Superior de Farmácia. Revista Práxis, v. 11, p. 125-138, 2014. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/622. Acesso em: 18 set. 2020.

MCCLENNEY, Kay; MARTI, Nathan; ADKINS, Courtney. Student engagement and student outcomes: key findings from” CCSSE” validation research. Community College Survey of Student Engagement, USA, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED529076. Acesso em: 26 jun. 2020.

MEYER, Debra K.; TURNER, Julianne C. Re-conceptualizing Emotion and Motivation to Learn in Classroom Contexts. Educational Psychology Review v. 18, n. 4, p. 377–390, 2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10648-006-9032-1. Acesso em: 22 out. 2020.

MUTISYA, Elizabeth Nduku; DINGA, Jotham N.; KINAI, Theresia K. Students' Perceptions of Teacher Support and Academic Motivation as Predictors of Academic Engagement. International Journal of Applied Psychology, v. 9, n. 5, p. 128-134, 2019.

OBLINGER, Diana G.; OBLINGER, James L. Is it age or IT: first steps towards understanding the net generation. Educating the Net Generation. p.2.1–2. 2005. U.S.: Educause. Disponível em: http://www.educause.edu/ir/library/pdf/pub7101.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

PENNINGTON, Darren C.; ZVONKOVIC, Aniza M.; WILSON, Sandra L. Changes in College Satisfaction Across an Academic Term. Journal of College Student Development, 30, 528-535, 1989.

RAMOS, Aline Marcelino; BARLEM, Jamila Geri Tomaschewski; LUNARDI, Valéria Lerch; BARLEM, Edison Luiz Devos; SILVEIRA, Rosemary Silva; BORDIGNON, Simoní Saraiva. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em Enfermagem. Texto Contexto Enferm., v. 24, n. 1, p. 187-195, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/QQzjpsmnpZ88XrRXqfYSRLD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jul. 2020.

RODRIGUES, Adriana Silva Souza; LIBERATO, Giuliana Bronzoni. Fatores determinantes da satisfação com a experiência acadêmica. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração RPCA, v. 10, n. 2, p. 18-33, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/43077/fatores-determinantes-da-satisfacao-com-a-experiencia-academica-. Acesso em: 20 nov. 2020.

RUDDUCK, Jean. Student Voice, Student Engagement, And School Reform. In: THIESSEN, D.; COOK-SATHER, A. (Eds.); International Handbook of Student Experience in Elementary and Secondary School, p.587-610, 2007. Springer Netherlands.

SCHLEICH, Ana Lúcia Righi. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, v. 5, n. 1, pp. 11-20, 2006.

SILVA, Vânea Lucia dos Santos; CHIQUITO, Natália do Carmo; ANDRADE, Rosemeire Antonia Paim de Oliveira; BRITO, Maria de Fátima Paiva; CAMELO, Silvia Helena Henriques. Fatores de estresse no último ano do curso de graduação em enfermagem: percepção dos estudantes. Rev enferm UERJ, v. 19, n. 1, 2011. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-591026. Acesso em: 18 nov. 2020.

SILVA, Edileusa Araújo; ROCHA, Solange Ferreira; FINELLI, Leonardo Augusto Couto. Satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do curso de Psicologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI. Montes Claros, 2015.

SILVA, Juliana Ollé Mendes; PEREIRA JUNIOR, Gerson Alves; COELHO, Izabel Cristina Meister Martins; PICHARSKI, Gledson Luiz; ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. Engajamento entre Estudantes do Ensino Superior nas Ciências da Saúde (Validação do Questionário Ultrecht Work Engagement Scale (UWES-S) com Estudantes do Ensino Superior nas Ciências da Saúde). Revista Brasileira de Educação Médica, n. 42, v. 2, p. 15-25, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/rsdJqLNvxGprBvs87JbYX7P/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2020.

SINGH, Shashi; SINGH, Ajay; SINGH, Kiran. Education systems and academic satisfaction: a study on rural and urban students of traditional vs open education system in India. Turk Online J Dist Educ., v. 13, n. 3 p. 390-406, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ997829. Acesso em: 20 set. 2020.

SKINNER, Ellen A.; KINDERMANN Thomas A.; FURRER, Carrie J. A Motivational perspective on engagement and disaffection: Conceptualization and assessment of children’s behavioral and emotional participation in academic activities in the classroom. Educational and Psychological Measurement, 69 (3), 493-525, 2009.

TROWLER, Vicki. Student engagement literature review. The higher education academy, USA, v. 11, p. 1-15, 2010.

VAN DEUREN, Rita; LHADEN, Karma. Student Satisfaction in Higher Education: A Comparative Study of a Private and a Public College, Bhutan Journal of Research & Development, p 40-52, 2017.

VITÓRIA, Maria Inês Côrte Et Al. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 2, p. 262-269, 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/27960. Acesso em: 29 out. 2020.

WANG, Ming-Te; FREDRICKS, Jennifer. The reciprocal links between scho¬ol engagement, youth problem behaviors, and school dropout during adolescence. Child Development, v. 85, n. 2, p. 722-37, 2014.

WANG, Ming-Te; ECCLES, Jacquelynne S. School context, achievement motivation, and academic engagement: A longitudinal study of school engagement using a multi-dimensional perspective. Journal of Learning and Instruction, v. 28, p. 12-23, 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.