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Ensino jurídico e questões de gênero
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Palavras-chave

Ensino jurídico
Pesquisa
Extensão
Gênero
Projeto pedagógico do curso

Como Citar

CARDOSO, Fernado da Silva; GALINDO, Paula Tenório Britto; ALMEIDA NETO, Antonio Lopes de. Ensino jurídico e questões de gênero: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos de direito da cidade de Arcoverde, Pernambuco. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023021, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8669095. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669095. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar o papel político, pedagógico e científico do ensino superior jurídico diante da abordagem e formação comprometidas com o enfrentamento das violências e abordagem de questões de gênero. Para tanto, problematizamos o ensino jurídico tradicional, o necessário olhar interdisciplinar e multidimensional da formação superior de bacharéis em Direito e sobre a aproximação entre ensino, pesquisa e extensão neste universo. É realizada uma análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Bacharelados em Direito em funcionamento na cidade Arcoverde, localizada no Sertão do Moxotó, Pernambuco, como forma de compreender de que forma as instituições de ensino superior (IES) situam, na formação jurídica, questões de gênero. Os resultados apontam que as IES disponibilizam ementários que privilegiam a técnica e a dogmática em detrimento de discussões que suscitam o diálogo mais aprofundado sobre questões sociais, como as de gênero, além de manter a fragmentação de saberes como marca curricular. Por fim, quanto aos eixos de pesquisa e extensão, as instituições apresentam metas e ações que optam por um discurso genérico e apolítico, não se comprometendo, em linhas gerais, com a tematização de questões de gênero.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8669095
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