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Aula universitária
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Palavras-chave

Relações pedagógicas
Aula
Comunicação em sala de aula
Diálogo
Pedagogia da educação superior

Como Citar

SANTANA, Claudson Cerqueira; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Aula universitária: a interação e as práticas na relação educativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023008, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660964. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660964. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A sala de aula universitária se constitui espaço-tempo do acontecimento da relação educativa e tem como objetivo o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos da ação educativa: professores e estudantes. Tais sujeitos possuem papéis e funções, as quais proporcionam que esse ato aconteça. Desse modo, o estudo que originou este trabalho teve como objetivo: analisar, a partir das representações de professores e estudantes universitários, os processos interacionais e as práticas envolvidas na relação educativa. A pesquisa realizada, de delineamento qualitativo, produziu os dados mediante entrevista narrativa com 6 professores e 6 estudantes de 3 cursos de licenciatura de uma universidade pública do interior da Bahia. As narrativas desses sujeitos foram analisadas com aproximações do método Análise de Conteúdo. Os relatos apresentados pelos sujeitos foram organizados e analisados, a partir de três dimensões: as práticas na sala de aula, relação educativa e dialogicidade, e as interações na sala de aula. As representações dos sujeitos da pesquisa evidenciaram um processo de transição paradigmática na relação educativa, a partir das práticas docentes adotadas na sala de aula. Além disso, elucidaram a importância do diálogo e das interações na criação das condições necessárias para que o processo de aprendizagem aconteça de forma assertiva.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8660964
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