Banner Portal
Política de formação para professores do ensino superior e qualidade de ensino: um estudo sobre o programa pedagogia universitária como possibilidade de qualificação docente na perspectiva pedagógico-didática
PDF

Palavras-chave

Docência universitária. Formação continuada. Políticas públicas.

Como Citar

MANTOVANI, Isabel Cristina de Almeida; CANAN, Silvia Regina. Política de formação para professores do ensino superior e qualidade de ensino: um estudo sobre o programa pedagogia universitária como possibilidade de qualificação docente na perspectiva pedagógico-didática. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 136–148, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v1i2.7427. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650525. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As reflexões presentes neste artigo têm por tema as políticas de formação pedagógico‐didáticas para professores do ensino superior e qualidade do ensino e resultam de uma pesquisa desenvolvida numa Universidade Comunitária do Interior do Rio Grande do Sul, envolvendo docentes‐bacharéis que procurou responder: “É possível estabelecer relações entre a ausência de formação pedagógico‐didática dos docentes e de políticas definidoras dessa formação e a qualidade do ensino, no Ensino Superior?” Para responder a questão de pesquisa, procurou-se investigar se o programa pedagogia universitária, desenvolvido em serviço pode ser considerado como espaço que supre a falta de formação pedagógico‐didática, e se representa um fator positivo no que se refere à possibilidade de suprir a deficiência nesse campo.

https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7427
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.