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As ações afirmativas na base da democratização da educação superior brasileira
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Termo de Originalidade

Palavras-chave

Educação superior
Democratização do acesso
Ações afirmativas
Cotas raciais
Reforma de Córdoba.

Como Citar

DENTZ, Schirlei Russi von; SATO, Silvana Rodrigues de Souza; VALLE, Ione Ribeiro. As ações afirmativas na base da democratização da educação superior brasileira: irradiações da Reforma Universitária de Córdoba. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019034, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653659. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653659. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Reforma Universitária de Córdoba de 1918 completa seus cem anos. Suas influências atingem o Brasil desde o final da década de 1920 no que diz respeito a um programa político de reformas universitárias. Dentre tantas reivindicações propostas nessa reforma – a democratização do acesso à educação superior, no Brasil, ainda é fundamentalmente destaque. O artigo, contextualiza a proposta da Reforma de Córdoba e coloca em pauta o surgimento das ações afirmativas em diferentes países e para fins variados. Denomina o que é uma ação afirmativa e demonstra como o programa e, posteriormente, a política de ações afirmativas foram se constituindo e sendo adotados nas universidades brasileiras, particularmente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também se faz uma análise documental e quantitativa que permitiu averiguar o movimento de acesso de estudantes negros após a implementação do programa de cotas nas universidades brasileiras. Por fim, são destacados dados específicos obtidos por meio de pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado na UFSC, as quais evidenciam avanços no acesso de estudantes negros à universidade, mas também limites a serem conhecidos e sanados.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653659
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Referências

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