Banner Portal
Oficina de língua portuguesa
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Memórias
Leitura
Recursos educacionais abertos
Ensino superior

Como Citar

PEREIRA, Daniervelin Renata. Oficina de língua portuguesa: memorial de leituras no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020006, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8653674. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653674. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência vivenciada em uma turma introdutória do curso de Letras na disciplina presencial “Oficina de Língua Portuguesa”, ofertada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais em 2017. Essa experiência se deu no contexto de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no ensino superior em torno da produção de memoriais sobre a aprendizagem da leitura. Para o relato, apresentamos alguns conceitos que embasaram nossas práticas, como: modelos de leitura, leitura da “palavramundo”, Pedagogia dos multiletramentos, memória e Recursos Educacionais Abertos. Procedemos, então, ao relato descritivo e analítico das etapas que envolveram discussões em sala de aula e organização de um grupo de interessados na edição de um e-book que reuniu os memoriais dos graduandos. A produção independente dos textos produzidos pelos estudantes serviu à consolidação das práticas pedagógicas em sala e para além dela, dentro dos objetivos inscritos na disciplina, para valorização das memórias de cada estudante e também como maneira de inspirar leitores e levá-los refletir sobre o processo de leitura. Também mencionamos outros recursos educacionais abertos construídos para as atividades didáticas, os quais foram publicados e estão disponíveis online. Os resultados dessa experiência remetem à importância de um trabalho didático com questões específicas da leitura e da escrita que envolva o engajamento dos graduandos em atividades colaborativas e dinâmicas, relacionando inteligível e sensível.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8653674
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

AMIEL, Tel et al. Curso recursos educacionais abertos/educação aberta. 2018. Curso ofertado, sob financiamento da CAPES, a profissionais da Universidade Aberta do Brasil, de abril a julho de 2018.

BARROS, Mariana Luz Pessoa de. O discurso da memória: entre o sensível e o inteligível. 2011. 309f. Dissertação (Mestrado em Letras). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-29042013-101320/pt-br.php. Acesso em: 11 set. 2016.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MAGNANI, Luiz Henrique. Memórias de Letramentos: vozes do campo. Diamantina: UFVJM, 2017. Disponível em: http://realptl.portugueslivre.org/realptl/arquivos/1771. Acesso em: 29 abr. 2018.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. ISBN: 9780415214216.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: New Literacies, New Learning. Pedagogies: an international journal, v. 4, n. 3,164-195, 2009. ISSN 1554-480X, DOI: 10.1080/15544800903076044.

FALE/UFMG. UNI003 - Oficina de LP: leitura e prod. de textos (equiv. LET203). Disponível em: https://grad.letras.ufmg.br/curso/conteudo-programatico. Acesso em: 25 set. 2018.

FONSECA, Barbara Muniz da. A Literatura no meu mundo de palavras. In: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques et al. Memorial de leituras. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2017, p. 14-15. Disponível em: http://realptl.portugueslivre.org/realptl/arquivos/1808. Acesso em: 18 abr. 2018.

FRANÇA, Tadeu. Vinícius de. Desenvolvimento linguístico. In: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques et al. Memorial de leituras. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2017, p. 49-50. Disponível em: http://realptl.portugueslivre.org/realptl/arquivos/1808. Acesso em: 18 abr. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ISBN: 9788577530168

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 11-21. ISBN: 8524903082.

PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; FETTERMANN, Joyce; CÉSAR, Danilo Rodrigues. O que são recursos educacionais abertos? Limites e possibilidades em discursos, Calidoscópio, São Leopoldo, RS, v. 14, n. 3, p. 458-465, set/dez 2016a. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2016.143.09/5811. Acesso em: 28 mai. 2017. doi: 10.4013/cld.2016.143.09.

PEREIRA, Daniervelin Marques; CÉSAR, Danilo Rodrigues; MATTE, Ana Cristina Fricke. Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 41, n. 71, p. 13-26, out. 2016b. ISSN 1982-2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7357. Acesso em: 27 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357.

PEREIRA, Daniervelin Renata Marques et al. Memorial de leituras. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2017. Disponível em: http://realptl.portugueslivre.org/realptl/arquivos/1808. Acesso em: 18 abr. 2018.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson. Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Casa de Cultura Digital e Edufba, 2012. Disponível em: http://www.livrorea.net.br/. Acesso em 01 fev. 2017. ISBN: 9788523209599.

SOARES, Magda. Metamemória, memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez Editora, 1990. ISBN: 852490271X.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. ISBN: 9788586583162.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre, 1998. ISBN: 9788584290086.

SOUZA, Sara Rezende. A centopeia e seus livrinhos. In: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques et al. Memorial de leituras. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2017, p. 45-46. Disponível em: http://realptl.portugueslivre.org/realptl/arquivos/1808. Acesso em: 18 abr. 2018.

STREET, Brian. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 541-567, jul./dez 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541. doi: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p541.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Daniervelin Renata Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.