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Contribuições da pesquisa para o desenvolvimento profissional docente na perspectiva dos coordenadores dos cursos de licenciatura
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Palavras-chave

Pesquisa
Desenvolvimento profissional docente
Docência universitária
Professores universitários
Coordenadores.

Como Citar

BITTENCOURT, Ricardo Luiz de; SILVA, Renata Geremias da. Contribuições da pesquisa para o desenvolvimento profissional docente na perspectiva dos coordenadores dos cursos de licenciatura. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020027, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8655287. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655287. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As pesquisas sobre docência universitária ganham, significativamente, espaço no Brasil, tendo em vista que muitos bacharéis, de diversas profissões, são desafiados a assumirem a função de professor. Para tanto, o presente artigo investiga as contribuições da pesquisa para o desenvolvimento profissional docente na perspectiva dos coordenadores dos cursos de Licenciatura da UNESC. A metodologia adotada para este estudo foi de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento para a coleta de dados a entrevista realizada com os coordenadores dos cursos de Licenciatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, de Criciúma/SC, nos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, Geografia e História.  A pesquisa bibliográfica e a análise dos dados permitiram afirmar que a pesquisa é uma especificidade da docência universitária que promove o seu desenvolvimento profissional, pois contribui para que o professor assuma uma postura mais investigativa a partir da produção de conhecimentos. Porém, ainda há professores que não pesquisam e não conseguem promover a articulação entre ensino e pesquisa.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655287
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