Resumo
Os exercícios de autorreflexão têm marcado a história da Sociologia da Educação (SE) no Brasil: ao passo que a disciplina tem se desenvolvido, pesquisadores que a compõem têm se dedicado a pensar as suas bases, sua trajetória, disputas e contradições. O fato de, nesse país em específico, a SE estar situada na interseção de duas áreas – a Sociologia e a Educação – confere-lhe uma heterogeneidade particular. O presente artigo toma esta interseção à análise e se propõe a dar continuidade ao debate acerca das especificidades da SE brasileira, para tal toma como objeto de pesquisa a sua agenda de investigação. Os programas de pós-graduação (PPGs) de Sociologia e de Educação serviram de base para o mapeamento daqueles que apresentam linhas de pesquisa diretamente ligadas à SE, os professores/pesquisadores credenciados em tais linhas tiveram seus currículos escrutinados com vistas a mapear os projetos de pesquisa em andamento, estes projetos, por fim, constituíram nossa principal fonte para traçar a agenda de pesquisa da Sociologia da Educação na atualidade.
Referências
ALMEIDA, Ana Maria; HEY, Ana Paula. Sociologia da Educação: olhares sobre um campo em ascensão. In: MICELI, Sergio; MARTINS, Carlos Benedito (Org). Sociologia Brasileira Hoje. São Paulo: Ateliê Editorial, 2018. p. 253-310.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelho ideológico do Estado. Lisboa: Ed. Presença, 1970.
BALL, Stephen J. The Sociology of Education: a disputational account. In: BALL, Stephen J. (org.). The Routledge Falmer Reader in Sociology of Education. Londres: Routledge, 2004. p. 1-12.
BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; GANDIN, Luís Armando. Sociologia da educação brasileira: diversidade e qualidade. BIB, São Paulo, n. 91, p. 1-25, fev. 2020.
BIANCHETTI, Lucídio. O processo de Bolonha e a globalização da educação superior: antecedentes, implementação e repercussões no que fazer dos trabalhadores da educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.
BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus Editora, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Método científico e a hierarquia social dos objetos. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes (Orgs.). Escritos de Educação. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 35-42.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. O ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1975.
CÊA, Georgia Sobreira dos Santos; SILVA, Camila Ferreira. Mosaicos das sociologias da educação no Brasil: mapeamento da produção do GT-14 da ANPED na primeira década do século XXI. Quaestio, Sorocaba, v. 17, n. 1, p. 215-241, maio 2015.
COSTA, Marcio; NOGUEIRA, Maria Alice. Desiguais oportunidades de escolarização: antigo tema sob novos olhares na Sociedade Brasileira de Sociologia. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 228- 233, 2009.
COSTA, Marcio; SILVA, Graziella Moraes. Amor e desprezo: o velho caso entre sociologia e educação no âmbito do GT-14. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 101-120, jan./abr. 2003.
CUNHA, Luiz Antônio. A educação na sociologia: um objeto rejeitado? Cadernos Cedes, n. 27, p. 9-22, 1992.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais. São Paulo: Cortez, 1988.
ESTABLET, Roger. A escola. Revista Tempo Brasileiro, n. 35, p. 93-125, out./nov. 1973.
FORQUIN, Jean Claude (Org). Sociologia da Educação: Dez anos de Pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1995.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7th ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Participação e democracia no Brasil: da década de 1960 aos impactos pós-junho de 2013. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
GOUVEIA, Aparecida Joly. As Ciências Sociais e a pesquisa sobre educação. Tempo Social, São Paulo, v. 1, n.1, p. 71-79, 1989.
GOUVEIA, Aparecida Joly. Orientações teórico-metodológicas da sociologia da educação no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 55, p. 63-67, nov. 1985.
MARTINS, Carlos Benedito. Notas sobre a formação de um sistema transnacional de ensino superior. Caderno CRH, Salvador, v. 28, n. 74, p. 291-308, 2015.
MARTINS, Carlos Benedito; WEBER, Silke. Sociologia da Educação: democratização e cidadania. In: MARTINS, Carlos Benedito; MARTINS, Heloisa (Org). Sociologia. São Paulo: ANPOCS, 2010. p. 131-201.
MEUCCI, Simone. Institucionalização da sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. São Paulo: Hucitec, Fapesp, 2011.
MICELI, Sergio. (1989). Condicionantes do desenvolvimento das ciências sociais. In: MICELI, Sergio (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Editora Vértice/IDESP/FINEP. p. 72-110.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Estudos Sociológicos sobre Educação no Brasil. In: MICELI, Sergio (Org.). O que ler na ciência social brasileira 1970-2002. São Paulo; Brasília: Editora Sumaré; CAPES, 2002. p. 351-437.
OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. A Diversidade de Agentes e Agendas na Sociologia da Educação no Brasil. No prelo.
OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. A sociologia, os sociólogos e a educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 31, n. 91, p. 1-15, jun. 2016.
OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. Mapeando a sociologia da educação no Brasil: análise de um campo em construção. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 289-315, maio/ago. 2014.
OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira. The Sociology of Education in Brazil Today. RASE – Revista de Sociología de la Educación, v. 13, n. 1, p. 39-54, 2020.
OLIVEN, Arabela Campos. O GT Educação e Sociedade: um balanço de sua atuação. Anuário de Educação, Rio de Janeiro, v. 97/98, p 319-329, 1998.
ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (Org). Família e escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
SEBASTIÃO, João; CAPUCHA, Luís; MARTINS, Suzana; CAPUCHA, Ana Rita. Sociologia da Educação e construção de políticas educativas: da teoria à prática. RASE – Revista de Sociología de la Educación, v. 13, n. 1, p. 7-19, 2020.
SILVA, C. F. (2017). (Ciências da) Educação no Brasil e em Portugal: autonomização dos espaços acadêmicos específicos. 2017. 333f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2017.
SILVA, Camila Ferreira da; ALVES, Mariana Gaio. As aspirações dos aprendizes: doutorandos em educação no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 280-308, jan./mar. 2018.
SILVA, Graziella Moraes. Sociologia da sociologia da educação: caminhos e desafios de uma policy science no Brasil (1920-79). Braganca Paulista: Universidade São Francisco, 2002.
WEBER, Silke. A produção recente na área de Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 81, p. 22-32, maio 1992.
WEBER, Silke. O Professorado e o Papel da Educação na Sociedade. Campinas: Papirus, 1996.
A Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.