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Ensino por investigação em aulas de didática para a formação inicial de professores de química
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Palavras-chave

Formação inicial docente
Formação de professor
Ensino por investigação
Licenciatura em Química

Como Citar

GUTMANN, Ana Paula; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; LIMA, João Paulo Camargo de. Ensino por investigação em aulas de didática para a formação inicial de professores de química. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023006, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8661880. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661880. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos de uma aula investigativa em uma turma de Licenciatura em Química, durante a disciplina de Didática Geral. Foram desenvolvidas duas aulas investigativas, uma na metodologia experimental e outra na metodologia de projetos por design thinking. E, ao final das duas aulas, os estudantes responderam a duas perguntas norteadoras: “O que essa aula permite de aprendizagem para vocês comporem os planos de aula e suas próprias práticas como futuros docentes?” e “Em que esses conhecimentos colaboram para a formação de vocês?”. Os resultados demonstram que as atividades propostas contribuíram de maneira promissora para o processo de compreensão dos licenciandos sobre como elaborar um plano de aula docente, além de possibilitar a utilização de uma metodologia de ensino por investigação para o desenvolvimento de suas futuras práticas docentes.

 

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8661880
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