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O perfil sociocultural dos estudantes da licenciatura em educação do campo da Universidade Federal Rural do Semi-árido
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Palavras-chave

Educação do campo
Formação de professores
Educação superior

Como Citar

MEDEIROS, Emerson Augusto de; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. O perfil sociocultural dos estudantes da licenciatura em educação do campo da Universidade Federal Rural do Semi-árido: de quais sujeitos do semi-árido falamos?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023025, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665181. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665181. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta uma análise acerca do perfil sociocultural dos estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA). Com base em um levantamento documental, toma para análise informações de 257 discentes da referida graduação. A análise se encontra sistematizada em cinco “eixos temáticos”, a saber: a) número de discentes homens e mulheres; b) faixa etária dos formandos; c) pertença étnico-racial; d) faixa de renda familiar; e) naturalidade dos estudantes. Como conclusão, sobrelevamos que a maior parte do alunado é constituída por mulheres, possui faixa etária entre 17 e 25 anos, se autodeclara parda ou preta, tem como renda familiar até dois salários mínimos e possui naturalidade referente a cidades circunscritas na Mesorregião do Oeste Potiguar do Estado do Rio Grande do Norte. Esses aspectos, entre outros, apontam para a feminização na formação de professores da Educação do Campo e para a inclusão de grupos sociais do semiárido potiguar na Educação Superior, os quais foram marginalizados na formação da sociedade brasileira.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665181
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