Foco e Escopo

A revista eletrônica Urbana recebe contribuições destinadas ao público acadêmico voltadas ao estudo de temas relativos à produção do universo urbano na sociedade moderna/contemporânea, prioritariamente em perspectiva histórica, tais como: história da cidade e do urbanismo, políticas públicas, intervenções urbanas, políticas de preservação e patrimônio, avaliações críticas e reflexões sobre a cidade, cultura e linguagens urbanas, espaço político/público, saberes eruditos e especializados sobre a cidade, tensões sociais e cidadania.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos serão submetidos a pareceristas, sejam eles membros do conselho editorial, do conselho consultivo ou, em determinados casos, pareceristas ad hoc. A decisão final quanto à oportunidade da publicação das contribuições recebidas cabe ao Conselho Editorial.

Periodicidade

A revista URBANA, a partir da edição de 2020, passa a adotar o modelo de publicação contínua, que tem como objetivos principais dar resolução ao problema da periodicidade de publicação e promover mais rapidez no processo de comunicação e de disponibilização das pesquisas, garantindo vantagens para os usuários de informação científica. A publicação contínua se difundiu pelos Megajournals e plataformas de acesso aberto, como o PLoS One e Scientific Reports com esse propósito. No Brasil, a publicação contínua é indicada pela coleção SciELO desde 2015. O sistema de submissão e avaliação dos artigos permanece o mesmo. A diferença estará na velocidade com que os artigos serão disponibilizados na plataforma da revista, pois essa modalidade promove rapidez no processo de avaliação, editoração e publicação. No modelo atual, os artigos são disponibilizados apenas quando a revista fecha uma edição. No modelo de fluxo contínuo tão logo o artigo é aprovado ele é publicado. Ele se apresenta apenas num volume anual com todos os artigos aprovados e publicados.
 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A publicação Urbana: Rev. Eletrônica Cent. Interdiscip. Estudo das  Cidades não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

A Urbana: Rev. Eletrônica Cent. Interdiscip. Estudo das  Cidades (Instituto de Filosofia e CIências Humanas/UNICAMP), ISSN eletrônico 1982-0569 , dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Urbana. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Urbana: Rev. Eletrônica Cent. Interdiscip. Estudo das  Cidades, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Fontes de Apoio

 

Histórico do periódico

URBANA é a revista eletrônica do CIEC (Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade), Centro de Pesquisa vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, foi estabelecida em 2006 por iniciativa de historiadores dedicados aos estudos urbanos, Amílcar Torrão Filho, Josianne Cerasoli, Rodrigo de Faria, Viviane Ceballos, com apoio de Cristina Meneguello, Stella Bresciani e Silvana Rubino. O periódico dedica-se à publicação de artigos baseados em pesquisas originais, de resenhas e de traduções, sempre dentro da temática ampla da história urbana. Os artigos podem versar sobre o tema do Dossiê proposto para cada edição ou podem compor a seção de artigos livres.

Homenagens
Pelas contribuições ao conselho consultivo da revista Urbana, in memorian:
Profa. Dra. Ana Clara Torres Ribeiro  -  IPPUR / UFRJ
Prof. Dr. Roberto Segre - PROURB / UFRJ

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447