Foco e Escopo

A revista eletrônica Urbana recebe contribuições destinadas ao público acadêmico voltadas ao estudo de temas relativos à produção do universo urbano na sociedade moderna/contemporânea, prioritariamente em perspectiva histórica, tais como: história da cidade e do urbanismo, políticas públicas, intervenções urbanas, políticas de preservação e patrimônio, avaliações críticas e reflexões sobre a cidade, cultura e linguagens urbanas, espaço político/público, saberes eruditos e especializados sobre a cidade, tensões sociais e cidadania.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos serão submetidos a pareceristas, sejam eles membros do conselho editorial, do conselho consultivo ou, em determinados casos, pareceristas ad hoc. A decisão final quanto à oportunidade da publicação das contribuições recebidas cabe ao Conselho Editorial.

Periodicidade

A revista URBANA possui periodicidade quadrimestral (fascículos referentes aos meses de jan.-abr., mai.-ago., set.-dez.). Até 2015, era semestral.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A publicação Urbana: Rev. Eletrônica Cent. Interdiscip. Estudo das  Cidades não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

A Urbana: Rev. Eletrônica Cent. Interdiscip. Estudo das  Cidades (Instituto de Filosofia e CIências Humanas/UNICAMP), ISSN eletrônico 1982-0569 , dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Urbana. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Urbana: Rev. Eletrônica Cent. Interdiscip. Estudo das  Cidades, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Fontes de Apoio

 

Histórico do periódico

URBANA é a revista eletrônica do CIEC (Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade), Centro de Pesquisa vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, e dedica-se à publicação de artigos baseados em pesquisas originais, de resenhas e de traduções, sempre dentro da temática ampla da história urbana. Os artigos podem versar sobre o tema do Dossiê proposto para cada edição ou podem compor a seção de artigos livres.

Homenagens
Pelas contribuições ao conselho consultivo da revista Urbana, in memorian:
Profa. Dra. Ana Clara Torres Ribeiro  -  IPPUR / UFRJ
Prof. Dr. Roberto Segre - PROURB / UFRJ

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447