Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Contribuições enviadas para a URBANA devem seguir as seguintes orientações:

1 – Orientações editoriais:

a)     Cada contribuição à Urbana deverá se orientar pela linha editorial do periódico: destina-se ao público acadêmico e propõe o estudo de temas relativos à produção do universo urbano em perspectiva histórica, tais como: história da cidade e do urbanismo, intervenções urbanas, políticas de preservação e patrimônio, reflexões sobre a cidade, cultura e linguagens urbanas, espaço político/público, saberes eruditos e especializados sobre a cidade, tensões sociais e cidadania.

b)     O periódico destina-se à publicação de: resenha, traduções e pesquisas originais, autorais e inéditas (excepcionalmente, com a devida justificativa, publica artigos já apresentados em eventos acadêmicos).

2 – Orientações acadêmico-científicas:

a)     Serão aceitos para publicação apenas textos inéditos, sendo vetada a submissão de trabalhos que estão em processo de avaliação em outras publicações (o autor é responsável pela garantia de primeira publicação à Urbana).

b)     Será priorizada a publicação de artigos que apresentem discussões teóricas e científicas atualizadas e/ou novas ideias e abordagens dentro da linha editorial da Urbana, em detrimento de trabalhos que realizam apenas revisões bibliográficas e análises a partir de linhas teóricas consolidadas.

c)      As seções “Dossiê” e “Artigos” priorizam a publicação de trabalhos de autoria de doutores, ou em coautoria com doutores, sendo aceitos também trabalhos de mestres e doutorandos, desde que recomendados para publicação pelos avaliadores. 

d)     O autor ou coautor só poderá ter um artigo publicado em cada número da revista. Caso haja mais de um artigo em processo de submissão/avaliação/publicação, mesmo que em coautoria, o Comitê Editorial está responsável pela seleção de apenas um deles.

e)     Todos os textos (excluindo-se traduções e resenhas) serão submetidos a pareceristas, sejam eles membros do conselho editorial, do conselho consultivo ou, em determinados casos, pareceristas ad hoc. A decisão final quanto à oportunidade da publicação das contribuições recebidas cabe ao Conselho Editorial.

f)      Em síntese, os critérios para a avaliação dos artigos são:

  • Coerência com a linha editorial da Urbana;
  • Ineditismo e atualidade da reflexão apresentada;
  • Relevância da reflexão para as áreas abrangidas pela publicação;
  • Consistência teórico-metodológica do texto;
  • Pertinência da discussão bibliográfica;
  • Qualidade da escrita; 
  • Adequação do trabalho ao modelo de submissão da revista.

3 - Orientações para formatação do arquivo do texto, enviado em modo editável (“Word” ou similar):

a)     O periódico recebe artigos nos idiomas: português e espanhol.

b)     O texto terá a extensão de no máximo 60 mil caracteres (com espaços), e a resenha de no máximo 15 mil caracteres (comentário crítico-teórico a um livro publicado nos últimos 5 anos, e não somente a sua descrição).

c)      Formatação do texto: fonte Verdana 10, entrelinhas 1,5, parágrafos justificados e margens de 2cm, sem numeração de páginas. Nos demais detalhes, e texto deverá seguir estritamente o modelo disponível no template da revista (link no menu da Urbana).

d)     título do artigo será escrito no idioma original (português ou espanhol), seguido do título em espanhol ou português, diferente do original, e em inglês (localizado logo abaixo do título original – seguir o template).

e)     O artigo será precedido de resumo, resumen abstract de no máximo 10 linhas cada, além de três palavras-chave/palabras-clave/keywords. Inserir resumo e abstract também no nos metadados. Observar norma ABNT 2068 sobre como compor resumos e abstracts.

f)      Todas as imagens utilizadas devem estar inseridas no próprio texto, numeradas e referenciadas, bem como indicada a sua origem (autor, instituição, ano etc.). O autor deve apontar, no texto, a localização das imagens. A verificação quanto ao direito de usos da imagem, caso necessário, é de responsabilidade dos autores.

g)     Notas vêm ao rodapé e referências bibliográficas ao final (com subtítulo: Referências), listadas em autor-data, iniciando, no caso de mais de uma obra de um mesmo autor, pela data mais antiga de publicação

h)     Deverá obedecer ao sistema de citação autor-data. É de total responsabilidade dos autores a revisão ortográfica e/ou gramatical, bem como a adequação formal de acordo com as normas acadêmicas vigentes. (ABNT NBR 6023, 6028 e 10520).

  • Importante: a lista de referências deve também ser copiada nos metadados do artigo, no momento da submissão.
  • Sistema de citação autor-data:
    • No texto, a citação é seguida de, entre parênteses, o sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido de vírgula, ano da edição e, no caso de citações diretas, o número da(s) página(s). Ao final do trabalho relacionam-se as referências completas em ordem alfabéticas.
    • Exemplo de citação no texto: (BENJAMIN, 1995, p.12)
    • Exemplo nas referências bibliográficas [sem recuo]:

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. II: rua de mão única. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

i)       Não identificar autoria no texto submetido. Excluir as informações institucionais e nome de autores do template / Quitar las informaciones institucionales y nombres de los autores del tamplate.

  • Observação: Caso tenha citação sua no texto, solicitamos que seja colocada no lugar do Sobrenome a palavra AUTOR, seguida da letra X. Exemplo: (AUTOR X, 2016, p.23). Na referência apenas AUTOR e ANO. Exemplo: AUTOR, 2016.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares, seguir as instruções técnicas em “assegurando a avaliação cega pelos pares” para ocultar metadados do arquivo editável.

j)       Dados de identificação de autoria e instituição de vínculo são exclusivos dos metadados, que devem registrar: nome completo, instituição de origem, endereço e-mail, URL para o Lattes ou similar, URL para ORCID (ver orientações abaixo ou no menu da Urbana).

k)     Atenção: artigos e demais trabalhos que não atendam a estas orientações serão rejeitados, devolvidos ao autor para ajuste e reenvio pela "submissão ativa" com a devida formatação. Somente após o recebimento segundo estas normas o artigo será encaminhado para avaliação de pareceristas. Caso contrário, os trabalhos serão arquivados.

l)       Todos os trabalhos devem ser encaminhados por meio do Open Journal System (OJS).

m)    O autor, no momento da submissão do seu trabalho, está ciente e concorda com todas as regras acima.

n)     manter submissão ativa: caso seja necessário parar a submissão para ajustes no original, clique em cancelar e após a revisão reinicie a submissão, clicando em “submissão ativa”. Ao longo de todo o processo editorial, o autor deverá acompanhar e atuar sempre sobre a "submissão ativa", a fim de evitar duplicidades de arquivos.

o)     cadastro no ORCID (obrigatório):

Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Urbana tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.

O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID gratuitamente. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Passo a passo para criação do ORCID.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor", inclusive quando se tratar de original publicado anteriormente em Anais de eventos ou texto oriundo de tese/dissertação.

    Ao remeter a submissão à Urbana, os autores concordam com as condições aqui descritas e assumem a responsabilidade pelo preenchimento de todos os dados solicitados.

  2. O texto segue as orientações editoriais, orientações acadêmico-científicas e de formatação, incluindo-se os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página: Sobre a Revista. Estou ciente que, em caso contrário, a submissão será arquivada.

  3. O arquivo da submissão está em formato "word" ou outro editor de textos compatível. Não há identificação de autoria e instituição no arquivo (inclusive segundo as orientações do sistema "Assegurando uma avaliação cega segura").

    O arquivo segue estritamente o modelo indicado no "template" da revista. Arquivos fora dos parâmetros do modelo serão devolvidos para reformulação antes da avaliação.

  4. O autor assume total responsabilidade pela revisão ortográfica e/ou gramatical, bem como a adequação formal de acordo com as normas acadêmicas vigentes (ABNT NBR 6023, 6028 e 10520). 

    É de responsabilidade exclusiva do autor eventuais problemas jurídicos de direito autoral para o caso de uso indevido e sem autorização de imagem, texto e outros. A revista URBANA não será responsabilizada pelo uso indevido.

    URLs para as referências são informadas quando possível.

  5. Está indicado o dossiê para o qual se destina a submissão no item "Comentários para o editor". Indicar se a contribuição seguirá para o Dossiê (DOS), os artigos livres em fluxo contínuo (ART) ou as resenhas, também em fluxo contínuo (RES).
  6. Está cadastrado nos metadados o número iD do ORCID de cada autor no ato da  submissão.

    Para obtenção do identificador de autor obtido no registro ORCID gratuitamente entrar no site. 

  7. Foram revisados os metadados segundo orientações a seguir:

    a) não incluir pronome de tratamento nos metadados (Sr., Sra., você, Dr, Mr., Ms., PhD. etc.);

    b) incluir link para o Lattes (quando houver) ou equivalente em URL;

    c) identificar instituição de vínculo;

    d) inserir informação biográfica: por ex.: historiador, atua no Departamento de História (ou dados do texto de apresentação do CV ou CV Lattes;

    e) inserir link para o ORCID no local indicado;

    f) inserir listagem final das referências usadas no artigo;

    g) checar maiúsculas e minúsculas: nomes próprios e títulos dos artigos em minúsculas, iniciadas por maiúsculas

 

Declaração de Direito Autoral

Autores e autoras deste periódico aceitam integralmente, no momento do envio de suas contribuições, as condições da política editorial da revista Urbana:

  • cada autor(a) mantém os direitos autorais e concedem à revista Urbana o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem derivações (BY-NC-ND), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
 Licença Creative Commons
A revista Urbana foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem derivações.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.