Contribuições enviadas para a URBANA devem seguir as seguintes orientações:
1 – Orientações editoriais:
a) Cada contribuição à Urbana deverá se orientar pela linha editorial do periódico: destina-se ao público acadêmico e propõe o estudo de temas relativos à produção do universo urbano em perspectiva histórica, tais como: história da cidade e do urbanismo, intervenções urbanas, políticas de preservação e patrimônio, reflexões sobre a cidade, cultura e linguagens urbanas, espaço político/público, saberes eruditos e especializados sobre a cidade, tensões sociais e cidadania.
b) O periódico destina-se à publicação de: resenha, traduções e pesquisas originais, autorais e inéditas (excepcionalmente, com a devida justificativa, publica artigos já apresentados em eventos acadêmicos).
2 – Orientações acadêmico-científicas:
a) Serão aceitos para publicação apenas textos inéditos, sendo vetada a submissão de trabalhos que estão em processo de avaliação em outras publicações (o autor é responsável pela garantia de primeira publicação à Urbana).
b) Será priorizada a publicação de artigos que apresentem discussões teóricas e científicas atualizadas e/ou novas ideias e abordagens dentro da linha editorial da Urbana, em detrimento de trabalhos que realizam apenas revisões bibliográficas e análises a partir de linhas teóricas consolidadas.
c) As seções “Dossiê” e “Artigos” priorizam a publicação de trabalhos de autoria de doutores, ou em coautoria com doutores, sendo aceitos também trabalhos de mestres e doutorandos, desde que recomendados para publicação pelos avaliadores.
d) O autor ou coautor só poderá ter um artigo publicado em cada número da revista. Caso haja mais de um artigo em processo de submissão/avaliação/publicação, mesmo que em coautoria, o Comitê Editorial está responsável pela seleção de apenas um deles.
e) Todos os textos (excluindo-se traduções e resenhas) serão submetidos a pareceristas, sejam eles membros do conselho editorial, do conselho consultivo ou, em determinados casos, pareceristas ad hoc. A decisão final quanto à oportunidade da publicação das contribuições recebidas cabe ao Conselho Editorial.
f) Em síntese, os critérios para a avaliação dos artigos são:
- Coerência com a linha editorial da Urbana;
- Ineditismo e atualidade da reflexão apresentada;
- Relevância da reflexão para as áreas abrangidas pela publicação;
- Consistência teórico-metodológica do texto;
- Pertinência da discussão bibliográfica;
- Qualidade da escrita;
- Adequação do trabalho ao modelo de submissão da revista.
3 - Orientações para formatação do arquivo do texto, enviado em modo editável (“Word” ou similar):
a) O periódico recebe artigos nos idiomas: português e espanhol.
b) O texto terá a extensão de no máximo 60 mil caracteres (com espaços), e a resenha de no máximo 15 mil caracteres (comentário crítico-teórico a um livro publicado nos últimos 5 anos, e não somente a sua descrição).
c) Formatação do texto: fonte Verdana 10, entrelinhas 1,5, parágrafos justificados e margens de 2cm, sem numeração de páginas. Nos demais detalhes, e texto deverá seguir estritamente o modelo disponível no template da revista (link também no Sobre no menu da Urbana).
d) O título do artigo será escrito no idioma original (português ou espanhol), seguido do título em espanhol ou português, diferente do original, e em inglês (localizado logo abaixo do título original – seguir o template).
e) O artigo será precedido de resumo, resumen e abstract de no máximo 10 linhas cada, além de três palavras-chave/palabras-clave/keywords. Inserir resumo e abstract também no nos metadados. Observar norma ABNT 2068 sobre como compor resumos e abstracts.
f) Todas as imagens utilizadas devem estar inseridas no próprio texto, numeradas e referenciadas, bem como indicada a sua origem (autor, instituição, ano etc.). O autor deve apontar, no texto, a localização das imagens. A verificação quanto ao direito de usos da imagem, caso necessário, é de responsabilidade dos autores.
g) Notas vêm ao rodapé e referências bibliográficas ao final (com subtítulo: Referências), listadas em autor-data, iniciando, no caso de mais de uma obra de um mesmo autor, pela data mais antiga de publicação
h) Deverá obedecer ao sistema de citação autor-data. É de total responsabilidade dos autores a revisão ortográfica e/ou gramatical, bem como a adequação formal de acordo com as normas acadêmicas vigentes. (ABNT NBR 6023, 6028 e 10520).
- Importante: a lista de referências deve também ser copiada nos metadados do artigo, no momento da submissão.
- Sistema de citação autor-data:
- No texto, a citação é seguida de, entre parênteses, o sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido de vírgula, ano da edição e, no caso de citações diretas, o número da(s) página(s). Ao final do trabalho relacionam-se as referências completas em ordem alfabéticas.
- Exemplo de citação no texto: (BENJAMIN, 1995, p.12)
- Exemplo nas referências bibliográficas [sem recuo]:
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. II: rua de mão única. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
i) Não identificar autoria no texto submetido. Excluir as informações institucionais e nome de autores do template / Quitar las informaciones institucionales y nombres de los autores del tamplate.
- Observação: Caso tenha citação sua no texto, solicitamos que seja colocada no lugar do Sobrenome a palavra AUTOR, seguida da letra X. Exemplo: (AUTOR X, 2016, p.23). Na referência apenas AUTOR e ANO. Exemplo: AUTOR, 2016.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares, seguir as instruções técnicas em “assegurando a avaliação cega pelos pares” para ocultar metadados do arquivo editável.
j) Dados de identificação de autoria e instituição de vínculo são exclusivos dos metadados, que devem registrar: nome completo, instituição de origem, endereço e-mail, URL para o Lattes ou similar, URL para ORCID (ver orientações abaixo ou no menu da Urbana).
k) Atenção: artigos e demais trabalhos que não atendam a estas orientações serão rejeitados, devolvidos ao autor para ajuste e reenvio pela "submissão ativa" com a devida formatação. Somente após o recebimento segundo estas normas o artigo será encaminhado para avaliação de pareceristas. Caso contrário, os trabalhos serão arquivados.
l) Todos os trabalhos devem ser encaminhados por meio do Open Journal System (OJS).
m) O autor, no momento da submissão do seu trabalho, está ciente e concorda com todas as regras acima.
n) manter submissão ativa: caso seja necessário parar a submissão para ajustes no original, clique em cancelar e após a revisão reinicie a submissão, clicando em “submissão ativa”. Ao longo de todo o processo editorial, o autor deverá acompanhar e atuar sempre sobre a "submissão ativa", a fim de evitar duplicidades de arquivos.
o) cadastro no ORCID (obrigatório):
Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Urbana tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão.
O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID gratuitamente. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Passo a passo para criação do ORCID.