Duas cidades de Joaquim Guedes: temas urbanos nos projetos de Brasília – 1957 e Caraíba – 1976.

  • Rogério Quintanilha Universidade de São Paulo
  • Mônica Junqueira de Camargo Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Joaquim Guedes. Caraíba. Brasília. Cidades novas.

Resumo

Este artigo elabora uma comparação entre alguns temas urbanos tratados pelo arquiteto Joaquim Guedes em dois momentos distintos de sua carreira: a proposta apresentada ao concurso do plano piloto de Brasília, elaborada em 1957, e o projeto da cidade de Caraíba – BA, de 1976, núcleo destinado a abrigar os trabalhadores de uma mina de cobre. A partir de temas chave como natureza, duração da cidade, estrutura urbana e estratificação social, e baseado na própria fala do arquiteto ao apresentar seus projetos em duas teses acadêmicas, de doutorado e livre-docência, este paralelo observa como algumas posturas importantes aparecem em dois trabalhos tão distantes entre si no tempo e em suas condicionantes fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Quintanilha, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE e da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo, Projeto Arquitetônico e de Urbanismo, História e Teoria da Arte, da Cidade e do Urbanismo e Cidades Novas. 
Mônica Junqueira de Camargo, Universidade de São Paulo
Arquiteta graduada pela Universidade Mackenzie (1977), mestrado em Arquitetura pela mesma Universidade e doutora em História da Arquitetura pela Universidade de São Paulo (2000), livre-docência em 2009 pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como arquiteta de 1977a 2003 na Prefeitura do Municipio de São Paulo, pesquisando no Departamento do Patrimônio Histórico e na Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo. Lecionou História da Arquitetura no Brasil na Universidade Mackenzie de 1987 a 2003. Desde então é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde desenvolve a linha de pesquisa Arquitetura e Cidade Moderna e Contemporânea, com particular interesse à arquitetura brasileira e ao patrimônio histórico, tendo sido conselheira do Conpresp no período de 2004 a 2007. Diretora do CPC - Centro de Preservação Cultural da USP (2014 -2016)

Referências

CAMARGO, Mônica Junqueira de. Joaquim Guedes. São Paulo: Cosac & Naif, 2000.

GUEDES, Joaquim. Considerações sobre planejamento urbano, a propósito do Plano de Ação Imediata de Porto Velho. Tese de Doutoramento – Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, 1972.

GUEDES, Joaquim. Um projeto e seus caminhos. Tese de Livre Docência - Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, 1981.

PÓS. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP/Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Comissão de Pós-Graduação – v.1 (1990). São Paulo: FAU, 1990. n.8 dez. 2000.

TAVARES, Jeferson C. Projetos para Brasília e a cultura urbanística nacional. Dissertação de Mestrado - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2004.

Publicado
2013-06-12
Como Citar
Quintanilha, R., & Camargo, M. J. de. (2013). Duas cidades de Joaquim Guedes: temas urbanos nos projetos de Brasília – 1957 e Caraíba – 1976. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 5(2), 98-108. https://doi.org/10.20396/urbana.v5i2.8635077