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A ordem sagrada da república colonial
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Palavras-chave

Urbanismo.

Como Citar

BASTOS, Rodrigo Almeida. A ordem sagrada da república colonial. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 1–20, 2013. DOI: 10.20396/urbana.v1i1.8635113. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635113. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Em 30 de maio de 1730, foi registrada uma “promessa” feita pelos oficiais da Câmara de Vila Rica a respeito da “fatura” da “nova” Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. A Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento suplicava auxílio para erguer com mais “segurança” e “capacidade” uma “nova igreja matriz”, e o faziam porque a igreja que existia, relatavam, estava “pequena e arruinada, com termos de cair”. Às irmandades do Santíssimo Sacramento geralmente tocavam as igrejas matrizes, representantes que eram do mais importante sacramento da Igreja católica, a Santa Eucaristia, pelo qual os fiéis participam do corpo e do sangue de Jesus Cristo, como reafirmação de sua integração espiritual ao “corpo místico” do próprio Cristo e da Santa Igreja. Requeriam os irmãos do Santíssimo, com o consentimento uniforme de todos os“freguezes” e das “autoridades” do “prelado” e do “pároco”, que Vila Rica se
“aumentava” muito, como “cabeça” das outras povoações, e que portanto era preciso erigir outra igreja “mais durável” e “grande” para se acomodar tudo com maior “capacidade” e “segurança”. E argumentavam que “tudo” se deveria fazer e “aperfeiçoar” em proveito de interesses comuns – “régio, público e particular” – para os quais concorriam especialmente os “templos”, tratados no documento como o “mais firme e fixo fundamento, como colunas que são das Res publicas pias e cristãs, e almas delas”.

https://doi.org/10.20396/urbana.v1i1.8635113
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