Apresentação

  • Josianne Francia Cerasoli Universidade Estadual de Campinas
  • Rodrigo Santos de Faria Universidade de Brasília
Palavras-chave: Editorial. Saber erudito. Cidade. História urbana.

Resumo

Trajetória ou biografia? Uma ou outra seriam aproximações indistintas para estudos sobre a experiência vivida por algum personagem? Poderíamos dizer que a ideia de trajetória remete imediatamente ao aspecto profissional dessa experiência pessoal e, portanto, equivaleria à trajetória profissional? Seria a biografia justificável somente pela abordagem da experiência pessoal, por uma suposta singularidade? Ou ainda, seria possível falar em biografia profissional, como uma “entrada” híbrida, que remeteria necessariamente para a experiência profissional e pessoal, entrecruzadas? Sem eleger, de antemão, uma entre essas abordagens, a proposta do dossiê “Os eruditos e a cidade” apresenta uma oportunidade para se discutir o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josianne Francia Cerasoli, Universidade Estadual de Campinas
A formação acadêmica (graduação e pós-graduação na Unicamp) tem permanecido sempre relacionada ao campo da história, sendo o doutorado na área de Política, Memória e Cidade (2004) aquele que mais abriu diálogos com outros campos, como o da arquitetura e do urbanismo. A docência se destaca nessa trajetória: desde o início da década de 1990, nos diferentes níveis de ensino, entre 2005, no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, e desde 2012, na Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (Departamento de História, na graduação e pós-graduação). Destaca-se o trabalho junto ao Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC), sede da Associação Ibero-americana de História Urbana (http://www.ifch.unicamp.br/ciec/), e como editora da Revista Urbana (www.periodicos.bc.unicamp.br/ojs).
Rodrigo Santos de Faria, Universidade de Brasília
Professor (Adjunto IV / DE) do Departamento de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (DTHFAU-FAU-UNB) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/História Urbana e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo/História do Urbanismo com ênfase em História do Urbanismo, História do Planejamento Urbano e Regional no Brasil, Urbanismo, Municipalismo Iberoamericano, e Biografias Profissionais de Urbanistas.
Publicado
2012-12-14
Como Citar
Cerasoli, J. F., & Faria, R. S. de. (2012). Apresentação. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 4(1), 1-4. https://doi.org/10.20396/urbana.v4i1.8635147