Attilio Corrêa Lima e o planejamento de Goiânia – um marco moderno na conquista do sertão brasileiro

  • Patrick di Almeida Vieira Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Urbanismo. Attilio Corrêa Lima.

Resumo

O presente texto busca analisar a atuação do arquiteto Attilio Corrêa Lima no planejamento da cidade de Goiânia inclusive a ruptura dos trabalhos na condução do mesmo e as modificações sofridas pelo seu projeto inicial, levantando para tal fim um breve histórico de sua formação e atuação profissional, apontando suas principais experiências e explicitando seus referenciais teóricos. O plano para Goiânia pode ser considerado um marco na conquista do sertão brasileiro, bem como um marco da arquitetura moderna brasileira e é aqui analisado do ponto de vista da mudança de algumas concepções urbanísticas na transição da condução dos trabalhos de Attilio Corrêa Lima para Armando Augusto de Godoy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick di Almeida Vieira, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (2000) e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 2009). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Atuou como professor convidado do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atualmente, atua como professorefetivo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG).Tem experiência nas áreas de Filosofia Política e Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria da Arquitetura e Urbanismo e Desenho Urbano. 

Referências

ALVARES, Geraldo Teixeira. A Luta na Epopéia de Goiânia: Uma Obra da Engenharia Nacional. Rio de Janeiro: Oficina Gráfica do Jornal do Brasil, 1942.

CORRÊA LIMA, Attilio. Goiânia. Arquitetura e Urbanismo, ano 2. Rio de Janeiro, 1937.

CORRÊA LIMA, Attilio. E assim nasceu uma linda cidade no sertão. Correio da Noite, 4.7.1942, Rio de Janeiro.

GRAEFF, Edgard. Goiânia: 50 anos. Série: Oito vertentes e dois momentos de síntese da arquitetura brasileira. Brasília: MEC-SESU, 1985.

MAIA, Francisco Prestes. O plano regional de Santos. São Paulo: Prefeitura Municipal, 1950.

MANSO, Celina Fernandes Almeida. Goiânia; Uma Concepção Urbana e Moderna – Um Certo Olhar. Goiânia: Edição do autor, 2001.

SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil. São Paulo: Edusp, 1999.

Publicado
2012-12-14
Como Citar
Vieira, P. di A. (2012). Attilio Corrêa Lima e o planejamento de Goiânia – um marco moderno na conquista do sertão brasileiro. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 4(1), 52-66. https://doi.org/10.20396/urbana.v4i1.8635150