Resumo
Este texto trata de analisar o contexto de implantação do Plano de Melhoramentos Urbanos de Campinas, também conhecido como Plano Prestes Maia, entre as décadas de 1930 e 1960. Idealizado e parcialmente executado pelo afamado engenheiro-urbanista Francisco Prestes Maia, o Plano de Melhoramentos Urbanos mudou profundamente as feições urbanas da cidade de Campinas, imprimindo no imaginário social e político da cidade certa concepção de planejamento urbano associada à racionalidade, ao progresso e à modernidade, marcas então tomadas como incontesti da pujança econômica e do papel de destaque que a cidade assumiria no cenário da economia paulista.Referências
BADARÓ, Ricardo de S.C. O plano de melhoramentos urbanos de Campinas (1934-1962). São Carlos, 1986. 276f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
BAENINGER, Rosana. Espaço e tempo em Campinas: migrantes e a expansão do pólo industrial paulista. Campinas: CMU/Unicamp, 1996.
BAENINGER, Rosana; RODRIGUES, Fabíola. Diagnóstico sociodemográfico de Campinas: subsídio à revisão do Plano Diretor. In: SEPLAMA/PMC. Plano Diretor de Campinas, 2006. Campinas, 2006.
BRANDÃO, Carlos Antônio. Território & desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
CAMPINAS. Prefeitura Municipal de Campinas. Relatório Municipal (1930-1974).
CAMPINAS. Decretos, Leis, Actos e Resoluções do Município de Campinas (1930-1939).
CAMPINAS. Código de construções, 1934.
CAMPINAS. Plano de melhoramentos urbanos, 1938.
CANO, Wilson et al. Economia paulista: dinâmica socioeconômica entre 1980 e2005. São Paulo: Alínea, 2007.
CANO, Wilson. Da crise ao caos urbano. In: GONÇALVES, Maria Flora; BRANDÃO, Carlos Antônio; GALVÃO, Antônio Carlos. Regiões e cidades, cidades nas regiões: o desafio urbano-regional. São Paulo: UNESP/ANPUR, 2003.
CARPINTERO, Antonio Carlos Cabral. Momento de ruptura: as transformações no Centro de Campinas na década dos cinqüenta. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
FUNDAÇÃO SEADE. A interiorização do desenvolvimento econômico no Estado de São Paulo (1920-1980). São Paulo, 1988. (Coleção EconomiaPaulista, v.I, n.2).
FUNDO DR. RUYRILLO DE MAGALHÃES. Acervodo Arquivo Municipal de Campinas, 2007.
MAIA, Francisco Prestes. Rascunho de exposição preliminar. In: CAMPINAS. Prefeitura Municipal de Campinas. Relatório Municipal de 1935. Campinas,1936.
NEGRI, Barjas. Concentração e desconcentração industrial em São Paulo (1880-1990). Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
RIBEIRO, Daisy Serra. Campinas no Estado Novo: política de habitação popular na formação da cidade industrial. Campinas, 2007. 192f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.
RODRIGUES, Fabíola. A Invenção da Cidade: população e planejamento urbano, imaginário e poder na formação urbana de Campinas (1930-2006). Campinas, 2008. 363f. Tese (Doutorado em Demografia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.
ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislação, política urbana e território nacidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel, 1999.
SEMEGHINI, Ulysses. Do café à indústria: uma cidade e seu tempo. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.
ZIMMERMANN, Gustavo. O município no sistema tributário: os municípios paulistas e o caso de Campinas (1986). In: FUNDAÇÃO SEADE. A interiorização do desenvolvimento econômico no Estado de São Paulo (1920-1980). São Paulo, 1989. (Coleção Economia Paulista, v.I, n.3).
ZIMMERMANN, Gustavo.; SEMEGHINI, Ulysses. Explosão urbana regional e demandas sociais no Estado de São Paulo 1970-1985. Campinas: IE/FECAMP/Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, 1988. (Relatório Final, v.II - Estudos de Caso, Campinas).
A URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.