Apresentação

  • Josianne Francia Cerasoli Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Apresentação

Resumo

A alegria de trazer a público este segundo número da revista Urbana se alimenta, especialmente, da satisfação em poder reunir um conjunto expressivo de estudos que abordam a cidade, bem como da percepção do significativo diálogo que se esboça entre esses textos. Elaborados em primeira versão para os debates da edição de julho de 2007 do Simpósio Nacional da Associação Nacional de História – ANPUH, ocorrido na cidade de São Leopoldo, os artigos desta segunda Urbana são conduzidos pelo fio da interdisciplinaridade – aspecto, aliás, que acompanha o CIEC desde seus inícios, e também este periódico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josianne Francia Cerasoli, Universidade Estadual de Campinas
A formação acadêmica (graduação e pós-graduação na Unicamp) tem permanecido sempre relacionada ao campo da história, sendo o doutorado na área de Política, Memória e Cidade (2004) aquele que mais abriu diálogos com outros campos, como o da arquitetura e do urbanismo. A docência se destaca nessa trajetória: desde o início da década de 1990, nos diferentes níveis de ensino, entre 2005, no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, e desde 2012, na Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (Departamento de História, na graduação e pós-graduação). Destaca-se o trabalho junto ao Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC), sede da Associação Ibero-americana de História Urbana (http://www.ifch.unicamp.br/ciec/), e como editora da Revista Urbana (www.periodicos.bc.unicamp.br/ojs). Em resumo, as áreas de atuação e interesse são: história política, história urbana, Brasil-republicano, cidadania, São Paulo (história), modernidade-modernizações, intersecções história-arquitetura, além de reflexões sobre teoria e metodologia da história. 
Publicado
2011-03-26
Como Citar
Cerasoli, J. F. (2011). Apresentação. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 2(1), 1-3. https://doi.org/10.20396/urbana.v2i1.8635230