Banner Portal
Reestruturação e centralidade: breves notas sobre a cidade de João Pessoa
PDF

Palavras-chave

Centralidade urbana. Espaço intra-urbano. Reestruturação urbana.

Como Citar

BEZERRA, Josineide da Silva; ARAUJO, Luciana Medeiros de. Reestruturação e centralidade: breves notas sobre a cidade de João Pessoa. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 1–15, 2013. DOI: 10.20396/urbana.v2i1.8635243. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635243. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A nossa reflexão sobre João Pessoa articula-se às suas tramas espaciais, recortando os seus novos padrões de centralidade, os quais exercem influências na sua estrutura urbana, a partir de mudanças verificáveis no papel ou nas funções do seu centro tradicional. Nesse sentido, entendemos a cidade como produto social e como condição para a realização de diferentes ações socioeconômicas, as quais desenham os seus padrões de produção, circulação e consumo, remodelando o espaço intra-urbano de uma cidade média, como João Pessoa. Assim, para além do centro tradicional, novos centros e subcentros foram constituídos, a exemplo de Manaíra e de Mangabeira, tomados como referenciais neste texto.

https://doi.org/10.20396/urbana.v2i1.8635243
PDF

Referências

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

CASAL, Aires. Corografia Brasílica. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2000. Disponível em http://www.ibge.gov.br. Acesso em abr de 2007.

MAIA, Doralice Sátyro. Tempos lentos na cidade: permanências e transformações dos costumes rurais em João Pessoa-PB. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. (Tese de Dourado em Geografia Humana)

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SPOSITO, M. E. Beltrão. A urbanização da sociedade: reflexões para um debate sobre as novas formas espaciais. In: DAMIANI, Amélia et al. (Orgs). O espaço no fim de século: a nova raridade. São Paulo: Contexto, 2001.

SPOSITO, M. E. O chão em pedaços: urbanização, economia e cidades no estado de São Paulo. 2004. Tese (Livre Docência). Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair Cordeiro da. Sujeitos políticos e territorialidades urbanas. In: DAMIANI, Amélia et al. (Orgs). O espaço no fim de século: a nova raridade. São Paulo: Contexto, 2001.

VASCONCELOS FILHO, João Manoel de. A produção e reprodução do espaço urbano no litoral norte de João Pessoa: a atuação dos agentes imobiliários. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2003 (Dissertação de Mestrado em Geografia).

VÍDEOS PARAÍBA. Produção PARAÍ’WA. 1995. Videocassete (25 min) VHS/NTSC, color.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.