Banner Portal
Condomínios horizontais: a ilusão de viver juntos e isolados ao mesmo tempo.
PDF

Palavras-chave

Cidades. Condomínios horizontais. Panoptismo.

Como Citar

DELICATO, Claudio Travassos. Condomínios horizontais: a ilusão de viver juntos e isolados ao mesmo tempo. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 1–8, 2013. DOI: 10.20396/urbana.v2i1.8635244. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635244. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A opção de moradia em bairros fechados, nas cidades, será tratada considerando a preocupação com segurança como justificativa. O medo orienta muitas práticas cotidianas e uma série de mecanismos se desenvolve para criar a sensação de segurança entre os moradores. Disciplina e vigilância são conceitos que emergem nessa questão e a noção de panoptismo é muito útil para entendermos aspectos fundamentais da organização funcional de um condomínio horizontal.
https://doi.org/10.20396/urbana.v2i1.8635244
PDF

Referências

CALDEIRA, Tereza Pires do Rio. Cidade de Muros: crime segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34/EDUSP, 2000.

DELICATO, Cláudio Travassos. Faces de Marília: a moradia em um condomínio horizontal. Marília: UNESP, 2004. 111 p. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004.

FERNANDES, Nelito e MENDONÇA, Ricardo. O preço do medo. In: Revista ÉPOCA nº 263, 02 de junho de 2003;

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução: Lígia M. Poudé Vasallo. Petrópolis: Vozes, 1986.

LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades: conversações com Jean Lebrun. Tradução: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1988.

SALLA, Fernando. A retomada do encarceramento, as masmorras “High-Tech” e a atualidade do pensamento de Michel Foucault. In: Cadernos da FFC – Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Campus de Marília/SP, v. 9, n. 1, 2000.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão, 5ª ed. São Paulo: Studio Nobel, 2000.

SOUZA, Luís Antonio Francisco. Tendências atuais nas áreas de segurança pública e de polícia: revisitar Foucault ou uma nova sociedade do controle? In: Cadernos da FFC – Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Campus de Marília/SP, v. 9, n. 1, 2000.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.