Condomínios horizontais: a ilusão de viver juntos e isolados ao mesmo tempo.

  • Claudio Travassos Delicato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Cidades. Condomínios horizontais. Panoptismo.

Resumo

A opção de moradia em bairros fechados, nas cidades, será tratada considerando a preocupação com segurança como justificativa. O medo orienta muitas práticas cotidianas e uma série de mecanismos se desenvolve para criar a sensação de segurança entre os moradores. Disciplina e vigilância são conceitos que emergem nessa questão e a noção de panoptismo é muito útil para entendermos aspectos fundamentais da organização funcional de um condomínio horizontal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Travassos Delicato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Doutor em Ciências Sociais, Linha de Pesquisa "Cultura, Identidade e Memória", da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-Marília (2011), mestre em Ciências Sociais pela UNESP-Marília (2004), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina UEL, graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) e Filosofia (Licenciatura) pela UNESP-Marília. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq "Cultura e Gênero" - UNESP/ Marília e do "LIEG- Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero "- UNESP/ Marília. Professor de Sociologia - UERR- Universidade Estadual de Roraima. Membro do "Grupo de Pesquisa em Agricultura Tropical", da Universidade Estadual de Roraima - UERR Campus Rorainopólis, - Linha de Pesquisa: "Agricultura Familiar e Relações de Gênero", Coordenador do Nucleo de Estudos e Pesquisas em Teoria do Estado - NEPTE. 

Referências

CALDEIRA, Tereza Pires do Rio. Cidade de Muros: crime segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34/EDUSP, 2000.

DELICATO, Cláudio Travassos. Faces de Marília: a moradia em um condomínio horizontal. Marília: UNESP, 2004. 111 p. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004.

FERNANDES, Nelito e MENDONÇA, Ricardo. O preço do medo. In: Revista ÉPOCA nº 263, 02 de junho de 2003;

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução: Lígia M. Poudé Vasallo. Petrópolis: Vozes, 1986.

LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades: conversações com Jean Lebrun. Tradução: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1988.

SALLA, Fernando. A retomada do encarceramento, as masmorras “High-Tech” e a atualidade do pensamento de Michel Foucault. In: Cadernos da FFC – Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Campus de Marília/SP, v. 9, n. 1, 2000.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão, 5ª ed. São Paulo: Studio Nobel, 2000.

SOUZA, Luís Antonio Francisco. Tendências atuais nas áreas de segurança pública e de polícia: revisitar Foucault ou uma nova sociedade do controle? In: Cadernos da FFC – Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Campus de Marília/SP, v. 9, n. 1, 2000.

Publicado
2013-04-09
Como Citar
Delicato, C. T. (2013). Condomínios horizontais: a ilusão de viver juntos e isolados ao mesmo tempo. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 2(1), 1-8. https://doi.org/10.20396/urbana.v2i1.8635244