O urbanista por seus livros: possíveis leituras sobre a biblioteca de Antônio Baltar

  • Virgínia Pontual Universidade Federal de Pernambuco
  • Renata Cabral Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Melo Pereira Centro Universitário do Vale do Ipojuca
Palavras-chave: Antônio Bezerra Baltar. Biblioteca. Urbanismo.

Resumo

O artigo discorre sobre as possibilidades de pesquisa geradas a partir da inventariação do acervo de livros que pertenceu ao urbanista Antônio Bezerra Baltar, autor de importantes contribuições como “Diretrizes de um Plano Regional para Recife” e “Índices Característicos do Desenvolvimento Urbano”. Doado em 1998, à Universidade Federal de Pernambuco o acervo contém cerca de 2000 exemplares, em diversos idiomas e temáticas no campo da arquitetura, urbanismo, planejamento urbano e regional, sociologia, economia entre outros. Embora seja marcado pela dispersão em diferentes momentos, o acervo ainda constitui um importante conjunto documental passível de ser explorado não só pelos que buscam compreender a trajetória de Baltar, mas pelo mais diversos interesses elencados nas páginas seguintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Pontual, Universidade Federal de Pernambuco
Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco.
Renata Cabral, Universidade Federal de Pernambuco
Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco.
Juliana Melo Pereira, Centro Universitário do Vale do Ipojuca
Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Referências

BALTAR, Antônio Bezerra. Índices Característicos do Desenvolvimento Urbano: tentativa de sistematização de uma teoria da urbanização das unidades residenciais. Separata da Revista Portuguesa “Binário”, n 14. 1959.

BALTAR, Antônio Bezerra. Diretrizes de um plano regional para o Recife. Tese de Concurso para provimento da cadeira de Urbanismo e Arquitetura Paisagística na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife. Recife. 1951.

BALTAR, Antônio Bezerra. Seis Conferências de Introdução ao Planejamento Urbano. Publicação da Escola de Belas Artes da Universidade da Bahia. 1957.

BALTAR, Luiz. Entrevista, em 1o nov. 2013, via email.

GOMES, Geraldo. Antônio Bezerra Baltar, 1915-2003.Do.Co.Mo.Mo. Recife, 2003. Disponível em: http://www.docomomo.org.br/portaretratos%20Baltar.htm. Acessado em: 14 de Nov. de 2008.

LAMPARELLI, Celso. LEME, Cristina. A politização do Urbanismo no Brasil: a vertente católica. ANAIS do IX Encontro Nacional da ANPUR. Rio do Janeiro. 2001.

LOPEZ, Telê. Mário de Andrade leitor e escritor: uma abordagem de sua biblioteca e de sua marginália. Rio de Janeiro: Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa), v. 5, p. 53-76, 2013.

MONTE, Luiz Augusto D.S. O engenheiro Antônio Bezerra Baltar: dossiê de formação profissional e contribuições ao urbanismo. Recife: Relatório de Iniciação Científica, 2009.

PONTUAL, Virgínia. O Saber Urbanístico no Governo da Cidade: uma narrativa do Recife das décadas de 1930 a 1950. São Paulo. FAU/USP. Tese de Doutoramento. 1998.

PONTUAL, Virgínia. A cidade e o bem comum: o engenheiro Antônio Bezerra Baltar no Recife dos anos 50. IX Encontro Nacional da ANPUR.

MACÊDO, Sílvia. Antônio Bezerra Baltar. Recife: Trabalho de Graduação, UFPE, 1997.

MONTENEGRO, Antônio T. et al. Engenheiros do Tempo: memórias da Escola de Engenharia de Pernambuco. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1995

SANTOS, Zeny D.M.M. Arranjo e descrição do espólio de Godofredo Filho: estudo arquivístico e catálogo informatizado. Salvador: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística-UFBA, 1999.

Publicado
2014-11-19
Como Citar
Pontual, V., Cabral, R., & Pereira, J. M. (2014). O urbanista por seus livros: possíveis leituras sobre a biblioteca de Antônio Baltar. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 6(1), 166-189. https://doi.org/10.20396/urbana.v6i1.8635297