Habitação e grandes empreendimentos: marcos da expansão urbana de Vitória na década de 1960

  • Eneida Maria Souza Mendonca Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Urbanização. Habitação. Grandes empreendimentos.

Resumo

O artigo aborda a expansão urbana e a valorização do solo, tendo como foco a política habitacional e a instalação de empreendimentos de grande porte em Vitória. São examinados: a história da ocupação, a base econômica e a evolução da localização de conjuntos habitacionais e de grandes empreendimentos no território. Nas primeiras seis décadas do século XX, Vitória alcançou hegemonia política na hierarquia estadual. A década de 1960 tornou-se um marco na realidade econômica do estado, que passou de agrícola para industrial, e no processo de urbanização da capital, que assumiu estrutura metropolitana. O estudo demonstrou, por um lado, o distanciamento social das políticas empreendidas, e por outro lado, a inserção do Espírito Santo em circuito econômico mais amplo, acompanhando a dinâmica nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eneida Maria Souza Mendonca, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ARAÚJO, J. C. S. de. Proposta de Desenho Urbano bairro Mata Atlanta. Vitória: Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo. Projeto de Graduação, 1991.

BASTOS, F. B. N., MATTOS, R. M. de e GONÇALVES, S. N. L. Análise dos conjuntos habitacionais em Jardim da Penha. Vitória: Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo. Planejamento Urbano IV. 1992.

BRASIL. Projeto do II Plano Nacional de Desenvolvimento 1975-1979. 1974.

CAMPOS JÚNIOR, C. T. O Novo Arrabalde. Vitória: PMV, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996.

CINTRA, A. O. Planejando as cidades: política ou não política. In: CINTRA, A. O.; HADDAD, P. R. (org.). Dilemas do Planejamento urbano e regional no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

COLODETTI, M. P. e BARROS, R. V. de. Reutilização dos armazéns do IBC no Bairro de Jardim da Penha. Vitória: Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo. Projeto de Graduação, 1988.

COSTA, R. B. Expansão Urbana da área norte de Vitória – 1970/1987. Vitória: Centro Cultural de Estudos e pesquisas do Espírito Santo, s/d.

ESPÍRITO SANTO, Coordenação Estadual do Planejamento. Instituto Jones dos Santos Neves. Estudos básicos referentes à questaão da habitação – intervenção estatal no processo habitacional (versão preliminar). Vitória, jul. 1986. (Estudos para definição da política habitacional para o Estado do Espírito Santo).

FREITAS, J. F. B. Aterros e decisões políticas no município de Vitória: efeito cascata. In: Anais do VIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Niterói: ARQ.URB/UFF, PPGG/GEO/UFRJ , IPPUR/UFRJ e PROURB/FAU/UFRJ., 2004. v. 1. p. 1-17.

MENDONÇA, E. M. S. (Trans) formação planejada de territórios urbanos em Vitória (ES): o bairro Camburi. São Paulo, 1995. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

MENDONÇA, E. M. S.; FREITAS, J. F. B.; CAMPOS, M. M.; PRADO, M. M. e ALMEIDA, R. H. de. Cidade Prospectiva: o projeto de Saturnino de Brito para Vitória. Vitória: EDUFES; São Paulo: Annablume, 2009.

NOVAES, H. e de. Plano de Urbanização de Vitória. Rio de Janeiro, 1931. In: BRÍGIDO, L. R. O município de Vitória sob o regime revolucionário – Triênio 1930-1933. Rio de Janeiro: Oficinas Alba Gráficas, s/d.

NOVAES, M. S. História do Espírito Santo. Vitória: Fundo Editorial do Espírito Santo, s/d.

OLIVEIRA, J. T. História do Estado do Espírito Santo. 2a ed. Vitória: 1975.

PAOLIELO, A. M.; PERUZZO, D.; PIZZIOLO, R. L.; PASOLINO JÚNIOR, H. e LIMA, W. M. Estudos de conjuntos habitacionais – visão sociológica. Vitória: Comissão nacional de regiões metropolitanas e política urbana – CNPU e Fundação Jones dos Santos Neves – FJSN, 1977.

ROCHA, H. C.; MORANDI, A. M. Cafeicultura e Grande Indústria: a transição no Espírito Santo - 1955-1985. Vitória: Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1991.

SANTOS, S. C. e GOMES, V. Goiabeiras II e III. Vitória: Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo. Planejamento Urbano IV. s/d.

SCHMIDT, B. V. O Estado e a política urbana no Brasil. Porto Alegre: Editora da Universidade, UFRGS, LePM, 1983.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, FAPESP, Lincoln Institute, 1998.

Publicado
2014-09-18
Como Citar
Mendonca, E. M. S. (2014). Habitação e grandes empreendimentos: marcos da expansão urbana de Vitória na década de 1960. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 6(1), 298-312. https://doi.org/10.20396/urbana.v6i1.8635303