PDIG/Goiânia (1968): a inserção da questão habitacional na metodologia urbanistica de Jorge Wilheim

  • Wilton Araujo Medeiros Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Habitação. Urbanismo. Plano integrado.

Resumo

Durante o período em que esteve em Goiânia elaborando o PDIG, Jorge Wilheim se defrontou com a forte presença da política, sobretudo a política habitacional, a ponto de passar a cogitar inserir esse aspecto do desenvolvimento urbano como parte de seu método interpretativo para conhecimento e proposição das estruturas germinativas, como urbanismo crítico em relação ao “fisicismo”. Há uma teoria da cidade subdesenvolvida que embasa o seu trabalho como urbanista para o SERFHAU, a qual é apresentada na obra Urbanismo no subdesenvolvimento, utilizada como fonte para a pesquisa sobre o seu método urbanistico, na qual também são apresentadas as estruturas naturais e culturais de Goiânia, bem como o “caráter específico” que subsidia a hipótese morfologica Leste-Oeste de desenvolvimento urbano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilton Araujo Medeiros, Universidade Estadual de Goiás
Graduação em Arquitetura e Urbanismo; mestrado em Gestão do patrimônio Cultural; Doutorado em História. Professor na Universidade Estadual de Goiás.

Referências

AB’SABER, A.N. Geografia e planejamento. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo (Série Geografia e Planejamento). 1969.

AZEVEDO, Eurico de Andrade. Avaliação do Planejamento Municipal no Estado de São Paulo. Relatório de pesquisa, FAPESP, USP/EESC. 1976.

BASTOS, Maria Alice J. e ZEIN, Ruth V. Brasil: arquiteturas após 1950. São Paulo: perspectiva, 2010.

BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

CAMPOS, Paola R. e MENDONÇA, Jupira G. Estrutura socioespacial e produção habitacional na Região Metropolitana. In CARDOSO, Adauto Lucio (Org.). O Programa minha casa minha vida e seus efeitos territoriais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.

FELDMAN, Sarah. O arranjo SERFHAU:assistência técnica aos municípios/órgãos de planejamento de engenharia consultiva. Anais do XI ENANPUR. Salvador, 23-27 de maio de 2005.

KOPP, Anatole. Quando o moderno não era um estilo e sim uma causa. São Paulo: Nobel/Edusp, 1990.

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

MORAES, Lucia Maria. A segregação planejada: Goiânia, Brasília e Palmas. Goiânia: Ed. da UCG, 2003.

MOTA, Juliana Costa. Goiânia, anos 60: os planos diretores de Luís Saia e de Jorge Wilheim/Serete e as diferentes práticas de planejamento urbano nos períodos pré e pós SERFHAU. Anais do XI ENANPUR. Salvador, 23-27 de maio de 2005.

REIS FILHO, Nestor Goulart dos. Revista Acrópole n. 319, p. 24-27.

RIBEIRO, Luiz C. Q. & PECHMAN, Robert M. O que é questão da moradia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.

RIBEIRO, Luiz C. Q.& AZEVEDO, Sérgio de. A produção da moradia nas grandes cidades: dinâmica e impasses. In: RIBEIRO, Luiz C. Q. & AZEVEDO, Sérgio de. A crise da moradia nas grandes cidades: da questão da habitação à reforma urbana. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel – FAPESP, 1997.

SOUZA, AngelaGordilho. Limites do habitar: segregação e exclusão na configuração urbana contemporânea de Salvador e perspectivas no final do século XX. Salvador: EDUFBA, 2008.

TAFURI, Manfredo. Viena Rossa. Milão: Electra, 1986.

WILHEIM, Jorge. Urbanismo no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Saga, 1969.

WILHEIM, Jorge. São Paulo: uma interpretação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

Publicado
2014-04-01
Como Citar
Medeiros, W. A. (2014). PDIG/Goiânia (1968): a inserção da questão habitacional na metodologia urbanistica de Jorge Wilheim. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 6(1), 626-648. https://doi.org/10.20396/urbana.v6i1.8635318