O Santana em rurbanização: por uma (re)definição cotidiana do bairro

  • Thiago Coelho Silveira Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu
Palavras-chave: História. Bairro. Rurbanização.

Resumo

Este artigo discute o processo de rurbanização do bairro Santana, situado na cidade de Teresina, Piauí. Historiciza-se o conceito de rurbanização, oriundo da antropologia, para analisar a situação em que o bairro se encontra. Utilizou-se de um aporte metodológico que permitiu o uso de fontes documentais no intento de desvendar o processo de rurbanização do bairro, subsidiando-se em uma abordagem teórica interdisciplinar, a partir de uma produção bibliográfica que abrange diversos campos do saber, mas que são complementares. A pesquisa, portanto, contribui para uma ampliação do estudos sobre a cidade, especialmente no campo conceitual, operacionalizando um conceito antropológico pelo olhar da História e, consequentemente, ampliando o leque de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Coelho Silveira, Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu
Mestre em História do Brasil (UFPI). Graduado em Pedagogia (ISEPRO) e História (UESPI). Coordenador e Professor no curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu.

Referências

BARROS, José D’Assunção. História, Espaço e Tempo: interações necessárias. In: Revista Varia História. Belo Horizonte. v. 22, n. 36, 2006. p. 460-476.

BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da História ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Noções Básicas de Cartografia. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/elementos_representacao.html. Acesso em 13 maio 2012 às 21:18.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

CARNEIRO, M. J. (Coord.). Do “rural” como categoria de pensamento e como categoria analítica. In: Ruralidades contemporâneas. Modos de viver e pensar o rural na sociedade brasileira. Relatório final do projeto “Pluriatividade e Ruralidade: identidades sociais em construção”. Rio de Janeiro, setembro de 2002, p. 5-23.

CARNEIRO, M. J. O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. In: XXII Encontro Anual da ANPOCS. Anais. Caxambu, MG: ANPOCS, 1998.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4. ed. São Paulo: Ática, 2002.

ENDLICH, Ângela Maria. Perspectivas sobre o urbano e o rural. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; WHITACKER, Arthur Magon. Cidade e campo: relações e contradições entre o urbano e o rural. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

FAVARETTO, A. S. A longa evolução da relação rural-urbano. Para além de uma abordagem normativa do desenvolvimento rural. In: RURIS. Revista do centro de Estudos Rurais. Universidade Estadual de Campinas/IFCH, vol 1. N. 1. Campinas/Unicamp/IFCH, 2007, pp. 157-192.

FERREIRA, Jerusa Pires. Campo e Cidade: uma história na voz de poetas e de seus protagonistas. Projeto História. n. 19, São Paulo, 1999. p. 45-58.

LIMA, Antônia Jesuíta de. Gestão Urbana e Políticas Públicas de Habitação Social: análise de uma experiência de urbanização de favelas. São Paulo: Annablume, 2010.

MONTE, Regianny Lima. A cidade esquecida: (res) sentimentos e representações dos pobres em Teresina na década de 1970. 235 f. Dissertação (Mestrado em História do Brasil). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2010.

MULLER, Helena Isabel. História do Tempo Presente: algumas reflexões. In: PÔRTO JR., Gilson (Org.). História do Tempo Presente. Bauru, SP: EDUSC, 2007. p. 17-29.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 2004.

ROSSI, Aldo. A Arquitetura da cidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WILLIAMS, Raymond. The country and the city. New York: Oxford University Press, 1973.

WIRTH, Louis. Urbanism as Way of Life. The American Journal of Sociology. Chicago, v. 44. n. 1, 1938. p. 1-24.

Publicado
2015-12-23
Como Citar
Silveira, T. C. (2015). O Santana em rurbanização: por uma (re)definição cotidiana do bairro. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 7(1), 149-171. https://doi.org/10.20396/urbana.v7i1.8642552