Banner Portal
Animais, natureza e tecnologia no Rio de Janeiro de Machado de Assis
PDF

Palavras-chave

História dos animais. Rio de Janeiro. Machado de Assis.

Como Citar

APROBATO FILHO, Nelson. Animais, natureza e tecnologia no Rio de Janeiro de Machado de Assis. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 70–94, 2016. DOI: 10.20396/urbana.v8i2.8647068. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8647068. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é demonstrar a importância que tiveram os animais na configuração da paisagem natural da cidade do Rio de Janeiro durante a segunda metade do século XIX e primeira década do XX, período marcado por grandes transformações urbanas, socioculturais, político-econômicas, científico-tecnológicas e ecológico-ambientais. Para alcançar esse objetivo utilizamos algumas referências feitas por Machado de Assis ao longo de sua obra sobre as intrincadas relações entre o ser humano, os animais, a tecnologia e o meio ambiente urbano.
https://doi.org/10.20396/urbana.v8i2.8647068
PDF

Referências

ALENCASTRO, L. F. de (Org.). História da Vida Privada no Brasil 2 – Império: a Corte e a Modernidade Nacional. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

APROBATO FILHO, Nelson. “Ideias de cachorro, poeira de ideais” e outras percepções. A importância dos animais no complexo mundo de Machado de Assis. (Relatório Científico Final). São Paulo: Relatório entregue ao Departamento de História, FFLCH, USP e à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), 2015.

APROBATO FILHO, Nelson. O couro e o aço. Sob a mira do moderno: a “aventura” dos animais pelos “jardins” da Paulicéia. (Final do século XIX – Início do XX). São Paulo, 2007. São Paulo, 2006. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo.

AUGUSTO, J. C. Um provinciano na corte: as aventuras de 'Nhô-Quim' e a sociedade do Rio de Janeiro nos anos 1860-1870. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Historia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo.

BARRACLOUGH, G. Introdução à História Contemporânea. São Paulo: Círculo do Livro, s.d.

BENCHIMOL, J. L. Pereira Passos: um Haussmann tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1990.

CAETANO, R. C. de A. Os positivistas politécnicos e a (des)construção da maravilhosa cidade: Rio de Janeiro, 1850-1906. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em História Econômica) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo.

CARVALHO, J. M. de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. ABREU, M. de A. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLANRIO: Jorge Zahar Editora, 1987.

CHALHOUB, S. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CHALHOUB, S. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

COARACY, V. Memórias da cidade do Rio de Janeiro. 3ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988. (Coleção reconquista do Brasil. 2ª série; v. 132).

CRULS, G. Aparência do Rio de Janeiro: notícia histórica e descritiva da cidade. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1949. 2 v.

FAORO, R. Machado de Assis: a Pirâmide e o Trapézio. 4ª ed. São Paulo: Globo, 2001.

FLORENTINO, M. Alforrias e etnicidade no Rio de Janeiro oitocentista: notas de pesquisa. Topoi – Revista de História, Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, v. 3, n. 5, jul./dez., 2002, p. 3. (http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi05/topoi5a1.pdf).

HOBSBAWM, E. A Era dos Impérios (1875-1914). 3.ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

KOSELLECK, R. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Mass e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2006.

MACHADO DE ASSIS. In: Idem. Obra Completa em 4 volumes. Aluisio Leite; Ana Lima Cecilio; Heloisa Jahn (org.). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.

RENAULT, D. O dia-a-dia no Rio de Janeiro, segundo os jornais 1870-1889. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1982.

RENAULT, D. Rio de Janeiro, a vida da cidade refletida nos jornais (1850-1870). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

RIOS FILHO, A, M. de los. O Rio de Janeiro Imperial. 2ª ed. Rio de Janeiro: Topbooks Editora, 2000.

SANTOS, N. Meios de transporte no Rio de Janeiro: história e legislação. Rio de Janeiro: Typ. do Jornal do Commercio, 1934.

SCHWARZ, R. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades, 2000.

SÜSSEKIND, F. As revistas de ano e a invenção do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.