Rio de Janeiro - uma cidade tra(duz)ída pelos mapas

Palavras-chave: Cartografia. Rio de janeiro século XX. Turismo. Urbanismo. Memória.

Resumo

O artigo explora a possibilidade de interação entre diferentes leituras da cidade do Rio de Janeiro ao longo do tempo a partir de mapas e da bibliografia existente. Dois recortes foram privilegiados: o da abordagem turística da cidade e o da produção de mapas e guias no século XX. Um dos objetivos é compreender como mapas produzidos para construir uma determinada imagem da cidade, a de “lugar turístico”, guardam um universo de informações capazes de contribuir para que outras histórias sejam inventadas e lidas, num processo inacabado e fértil de interpretar e traduzir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carmen Amorim Jara Casco, Universidade Federal Fluminense
Arquiteta, professora adjunta do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo e professora colaboradora do MP IPHAN.

Referências

ABREU, Maurício de A. Evolução urbana do Rio de Janeiro. 3ª edição. Rio de Janeiro, Iplan Rio, Prefeitura do Rio, [1987]1997.

BENCHIMOL, J. L. Pereira Passos: um Haussmann tropical. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura, (Coleção Biblioteca Carioca v. 11), 1990.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 3ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. 2ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: rua de mão única. 4ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BERNARDES, Lysia M. C. & SOARES, Maria Therezinha de Segadas. Rio de Janeiro – cidade e região. Biblioteca carioca, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, 1987.

BOLLE, Willi. Cultura, patrimônio e preservação – Texto I. In: Arantes, Antonio Augusto (org.). Produzindo o passado. São Paulo, Condephaat, Editora Brasiliense.

BOLLE, Willi. 2000. Fisiognomia da metrópole moderna. São Paulo: Fapesp/Edusp, 1984.

CASTRO, Celso. Narrativas e imagens do turismo no Rio de Janeiro. In: VELHO, G. (Org.). Antropologia urbana – cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

CAVENAGHI, Airton José. O território paulista na iconografia oitocentista: mapas, desenhos e fotografias. Análise de uma herança cotidiana. In: Anais do Museu Paulista, v. 14, n.º 1, jan-jun 2006, São Paulo, USP.

COSTA, Lucio. Registro do uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995.

CUNHA, Lygia da Fonseca Fernandes. (Org. e texto). Álbum cartográfico do Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). Ministério da Educação e Cultura, Biblioteca Nacional, Divisão de publicações e divulgação, 1971.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.

GERSON, Brasil. História das ruas do Rio: e da sua liderança na história política do Brasil. 5ª edição remodelada e definitiva. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2000.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro, Rocco, 1994.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 1990.

LESSA, Carlos. O Rio de todos os Brasis. 2ª edição. Rio de Janeiro ; São Paulo: Editora Record, 2001.

MAGNANI, José Guilherme; TORRES Lilian de Lucca. (Org.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. 2. edição. São Paulo: Edusp, [1996] 2000.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, 2003.

MUMFORD, Lewis. A cidade na história. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

NEEDELL, Jeffrey. Belle époque tropical. São Paulo: Companhia das letras, 1993.

NORA, Pierre. 1992. Les lieux de mémoire. Paris: Seuil, 1992.

O’DONNELL, Julia Galli. No olho da rua: a etnografia urbana de João do Rio. Dissertação de mestrado apresentada ao PPGAS do Museu Nacional da UFRJ. Rio de Janeiro, 2007.

REBELO, Marques de. ; Bulhões, Antonio. O Rio de Janeiro do bota-abaixo. Rio de Janeiro: GMT Editores, 1997.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras. 1997 [1909].

RIO, João do. Vida vertiginosa. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1911].

ROSSO DEL BRENNA, Giovanna (Org.). O Rio de Janeiro de Pereira Passos: uma cidade em questão. Rio de Janeiro: Index, 1985.

SEGALA, Lygia. Ensaio das luzes sobre um Brasil pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. Tese de Doutorado – Museu Nacional. Rio de Janeiro, 1998.

SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio G. (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

STUCKENBRUCK, Denise C. O Rio de Janeiro em questão: o plano agache e o ideário reformista dos anos 20. Rio de Janeiro: IPPUR, 1976.

VELHO, Gilberto. A utopia urbana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1973.

VELHO, Gilberto. O desafio da cidade. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1980.

VELHO, Gilberto. (Org.) Antropologia urbana. Cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1999.

VELHO, Otávio Guilherme (Org.). O fenômeno urbano. 4. edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1979.

Publicado
2019-03-14
Como Citar
Casco, A. C. A. J. (2019). Rio de Janeiro - uma cidade tra(duz)ída pelos mapas. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 10(2), 371-400. https://doi.org/10.20396/urbana.v10i2.8648561