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As casas de ópera e o Rio de Janeiro no século XVIII: novos espaços de liberdade
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Palavras-chave

Edifício teatral. Casa de ópera de manoel luiz. Teatro régio. Rio de Janeiro. Espaços públicos. História das cidades.

Como Citar

FAGERLANDE, Sergio Moraes Rego. As casas de ópera e o Rio de Janeiro no século XVIII: novos espaços de liberdade. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 104–130, 2018. DOI: 10.20396/urbana.v10i1.8650899. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8650899. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo relaciona a formação dos primeiros edifícios teatrais do Rio de Janeiro no século XVIII e as transformações sociais e urbanas daquele período, mostrando a importância desses novos espaços relacionados ao lazer e à cultura em uma sociedade ainda muito ligada à religião. A partir de estudos sobre um dos primeiros teatros, a Casa de Ópera de Manoel Luiz, construída na segunda metade do século e localizada junto ao Palácio dos Vice-Reis, pode se estabelecer um novo modelo de espaço ligado a iniciativas privadas, mas relacionadas ao poder real, influenciando o espaço público e trazendo novas ideias de liberdade para a cidade.

https://doi.org/10.20396/urbana.v10i1.8650899
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