O conteúdo histórico da forma urbana: historicidade e cultura histórica nos discursos sobre Brasília

  • Fábio Franzini Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Brasília. Forma urbana. Evento histórico. Cultura histórica.

Resumo

Este artigo volta-se à análise de um conjunto de discursos produzidos durante a segunda metade da década de 1950, no contexto da idealização, concepção, construção e inauguração de Brasília. Seu propósito é discutir, a partir deles, como a especificidade dessa forma urbana detinha então um conteúdo prenhe de história, de historicidade e de cultura histórica, conteúdo esse cujo significado maior estava em apontar para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Franzini, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de História - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Paulo.

Referências

BRAGA, Milton. O concurso de Brasília. Sete projetos para uma capital. São Paulo: Cosac Naify/Imprensa Oficial/Museu da Casa Brasileira, 2010.

GORELIK, Adrián. Das vanguardas a Brasília. Cultura urbana e arquitetura na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora PUC-Rio, 2006.

PAUL, Herman. Hayden White. The historical imagination. Cambridge, UK: Polity Press, 2011. Kindle edition.

XAVIER, Alberto e KATINSKY, Julio (Org.). Brasília: antologia crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

WHITE, Hayden. Ficción histórica, historia ficcional y realidad histórica. Buenos Aires: Prometeo, 2010.

WHITE, Hayden; ROGNE, Erlend. O objetivo da interpretação é provocar perplexidade em face do real [2009]. In: NOVAIS, Fernando A. e SILVA, Rogerio F. da (org.). Nova história em perspectiva. Volume 2: Debates. São Paulo: CosacNaify, 2013.

Publicado
2019-03-14
Como Citar
Franzini, F. (2019). O conteúdo histórico da forma urbana: historicidade e cultura histórica nos discursos sobre Brasília. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 10(2), 334-344. https://doi.org/10.20396/urbana.v10i2.8651577