Banner Portal
As margens espacializadas de Francis Alÿs
A capa, impressa em fundo branco, apresenta na parte central superior, logotipo da Revista Urbana em preto, sua designação e ISSN. Na parte inferior direita aparece o nome do dossiê Arte e Cidade, direcionado de baixo para cima com letras em caixa alta e impressos em preto. Logo abaixo do título do dossiê, aparece impresso os dados do volume publicado (v. 13, n. 3 (2019)). Como plano de fundo apresenta arte gráfica em amarelo e magenta simulando as letras A e C entrelaçadas.
PDF

Palavras-chave

Fronteiras urbanas
Francis Alÿs
Espaço-tempo comum

Como Citar

KONRATH, Germana; REYES, Paulo Edison Belo. As margens espacializadas de Francis Alÿs. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 30–57, 2020. DOI: 10.20396/urbana.v11i3.8656083. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8656083. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Francis Alÿs, artista belga naturalizado mexicano, tem uma poética notoriamente urbana e intimamente ligada à sua formação como arquiteto. Seus trabalhos, contudo, não são pautados pelos princípios vitruvianos de firmitas, tampouco de utilitas, e mesmo a beleza (ou venustas) de suas ações destoa dos cânones da história da arte. A trajetória de Alÿs emerge de fábulas que dão vida a rituais de desterritorialização-reterritorialização inventados pelo artista para cada cidade por que passa. Este texto propõe um diálogo entre trabalhos onde Alÿs molda o espaço-tempo comum através da participação coletiva e aportes teóricos de Jacques Rancière, Michel de Certeau e da dupla Gilles Deleuze e Félix Guattari. Interessa aqui problematizar as contribuições estéticas – e portanto políticas – de Alÿs, particularmente em situações de fronteira, tanto físicas quanto simbólicas, da cidade contemporânea.

https://doi.org/10.20396/urbana.v11i3.8656083
PDF

Referências

ALŸS, Francis. Numa dada situação/ In a given situation. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

ALŸS, Francis; MEDINA, Cuauhtémoc. Cuando la fe mueve montañas/ When Faith Moves Mountains. Madri: Turner, 2005

BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Perspectiva, 1983.

CANCLINI, Néstor García. A sociedade sem relato: Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo: Edusp, 2012.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: Artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia, v. 5. São Paulo: Editora 34, 1997. 5 v.

FERGUSON, Russell; FISHER, Jean. MEDINA, Cuauhtémoc. Francis Alÿs. Londres: Phaidon, 2007.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 2012.

KONRATH, Germana. Às vezes fazer algo poético pode se tornar político e às vezes fazer algo político pode se tornar poético: a ocupação do tempo e do espaço na poética urbana de Francis Alÿs. 2017. 247 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFRGS, Porto Alegre, 2017.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 5. ed. São Paulo: Centauro, 2008.

RANCIÈRE, Jacques. Política da arte. In.: São Paulo S.A. – práticas estéticas, sociais e políticas em debate. São Paulo: Sesc, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

<http://www.francisalys.com/>. Acesso em: 24 jul. 2019.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.