Banner Portal
O grupo santa helena e o universo industrial paulista (1930-1940)
PDF

Palavras-chave

Grupo Santa Helena. Industrialização (São Paulo). Arte Brasileira. Patrimônio industrial.

Como Citar

FREITAS, Patricia Martins Santos. O grupo santa helena e o universo industrial paulista (1930-1940). URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 1–19, 2011. DOI: 10.20396/urbana.v3i1.8635125. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635125. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Entre as décadas de 1930 e 1940, reuniram-se em dois ateliês compartilhados no Palacete Santa Helena, os pintores que formaram o Grupo Santa Helena. Dentre suas obras, são notáveis as paisagens em que os artistas registraram o crescimento industrial e urbano de São Paulo. A presente pesquisa visa analisar este registro, por meio do estudo de obras em que os santelenistas retrataram o universo fabril e do modo como a crítica de arte do período, bem como a historiografia subseqüente, interpretaram suas produções. Objetivou-se também caracterizar as formas encontradas pelo Grupo para representar o mundo industrial em suas telas, considerando, a partir do corpus trabalhado, as paisagens industriais como aquelas em que aparecem os signos do urbano e fabril, como as chaminés das fábricas e usinas, mas também as estações de trem e a própria figura do operário. Com intuito de compreender como o Grupo Santa Helena e suas obras se inseriram em seu momento histórico, foram estudadas suas origens, formações profissionais, além da relação que mantinham com o cenário artístico paulista da época. Para tanto, as obras santelenistas foram colocadas em diálogo com produções contemporâneas, brasileiras e internacionais, de modo a apreendermos certa sensibilidade do período. Em um segundo momento, as críticas e a historiografia foram observadas com o objetivo de se entender a construção da identidade do Grupo Santa Helena.
https://doi.org/10.20396/urbana.v3i1.8635125
PDF

Referências

ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao Museu. São Paulo: Perspectiva, 1976.

BRILL, Alice Czapsky. Aspectos da obra de Mário Zanini: do Grupo Santa Helena às Bienais. São Paulo: USP, 1982 (Dissertação de Mestrado em Filosofia).

CAMPOS, Celia Lucia Rodrigues Torres Parahyba. Rebolo: uma poética da paisagem. São Paulo: Universidade São Paulo, 1990, 159p. (Dissertação, Mestrado em Artes).

CAMPOS, Candido Malta (org.). Palacete Santa Helena: um pioneiro da modernidade em São Paulo. Editora Senac São Paulo: São Paulo, 2006.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Aldo Bonadei: o percurso de um pintor. São Paulo: Perspectiva, 1990.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Saudades de São Paulo. Tradução Paulo Neves. Ricardo Mendes (org.), 1a edição. São Paulo: Cia. Das Letras, 1996.

ZANINI, Walter. A arte no Brasil nas décadas de 1930-40: O Grupo Santa Helena. São Paulo: Nobel, 1991.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.