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Para um historicismo reflexivo na história das ciências. O caso da “escola de chicago” na sociologia
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Palavras-chave

História da ciência. Escola de Chicago.

Como Citar

TOPALOV, Christian; BRESCIANI, Maria Stella. Para um historicismo reflexivo na história das ciências. O caso da “escola de chicago” na sociologia. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 1–10, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635134. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Entre os fenômenos estudados pela sociologia dos saberes científicos, um dos mais intrigantes diz respeito à colocação de etiquetas em obras, autores, idéias, de modo a erigi-los em “escolas”. É também um dos mais interessantes. Em primeiro lugar, porque a afirmativa da existência de “escolas” constitui uma modalidade freqüente da formação das “tradições científicas” – esses conjuntos de referências e exemplos que compõem as ferramentas dos estudiosos, as organizam em conjuntos coerentes e as dotam de autoridade. A designação “escola” - quer se trate de promovê-la ou de criticá-la – é uma estilização que configura também uma arma na competição entre os estudiosos. Daí deriva um primeiro conjunto de tarefas: determinar a utilidade de uma “escola” nos diferentes campos nos quais é mobilizada. Logo que se ultrapassa a fronteira da etiqueta, é necessário observar suas variações de definição e uso.

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