Banner Portal
Comida, diversão e liberdade. Os tanguás de Campinas no final da escravidão.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Tanguás. Escravidão. Campinas.

How to Cite

MARTINS, Valter. Comida, diversão e liberdade. Os tanguás de Campinas no final da escravidão. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 1–16, 2013. DOI: 10.20396/urbana.v2i1.8635233. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635233. Acesso em: 1 jul. 2024.

Abstract

Dispersos após a demolição do Mercado de Hortaliças de Campinas em 1885, muitos de seus comerciantes retomaram as atividades vendendo verduras, legumes e quitandas em estabelecimentos que ficaram conhecidos como tanguás. Situados no centro da cidade, os tanguás assumiram funções variadas, preocupando autoridades municipais, policiais, sanitárias e vigilantes da moral e dos bons costumes. Quase sempre camuflados por um beco ou cortiço, freqüentados por escravos, livres e libertos, nos democráticos tanguás havia comida, bebida, diversão e se respirava um ar de liberdade, constituindo um espaço de intensa vida social e trocas culturais das classes populares. Este artigo apresenta aspectos da ordem escravista urbana, representada pelos tanguás de Campinas no final da escravidão.

https://doi.org/10.20396/urbana.v2i1.8635233
PDF (Português (Brasil))

References

CHALHOUB, Sidney (1986). Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo: Brasiliense.

DAVATZ, Thomas (1980). Memórias de um colono no Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP.

DIAS, Maria Odila Leite da Silva (1984). Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX. São Paulo: Brasiliense.

FIGUEIREDO, Luciano (1993). O avesso da memória. Cotidiano e trabalho da mulher em Minas Gerais no século XVIII. Rio de Janeiro: José Olympio.

FREIRE, Laudelino (1957). Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa. 3º ed. Rio de Janeiro: José Olympio.

LAPA, José Roberto do Amaral (1996). A cidade. Os cantos e os antros São Paulo: EDUSP.

MARTINS, Valter (2001). História de compra & venda. Mercados e abastecimento urbano em Campinas,1859-1908. Tese de Doutorado FFLCH/USP.

SOARES, Carlos Eugênio Líbano (1998). Zungú: rumor de muitas vozes. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.