Banner Portal
A representaçãodo velho bairro da Ribeira no século XXI: um estudo sobre o desejo de conservar o Patrimônio Histórico na cidade de Natal-RN
PDF

Palavras-chave

Representação. Desejo. Práticas Urbanas. Bairro da Ribeira. Patrimônio.

Como Citar

CORDEIRO, Anna Gabriella de Souza. A representaçãodo velho bairro da Ribeira no século XXI: um estudo sobre o desejo de conservar o Patrimônio Histórico na cidade de Natal-RN. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 121–136, 2016. DOI: 10.20396/urbana.v8i1.8642611. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8642611. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Quando se coloca a conservação do Patrimônio Histórico como problema a ser estudado e discutido, faz-se necessário avaliar o sentimento de perda de um cotidiano que ficou para trás e foi substituído, embora não sem traumas para a continuidade histórica e social da cidade. A cidade é objeto de percepção de seus habitantes. Objetivamos abordar o desejo como indutor das práticas urbanas, tendo a imagem como indutora do desejo. Portanto, para realizar um estudo sobre a cidade é necessário entender a sociedade que a compõe e suas práticas, que são tão importantes quanto o ambiente construído. Então, a imagem do bairro da Ribeira está repleta de memórias e significações. Nesta relação multifacetada entre a imagem que se tem de um determinado espaço e sua elaboração por parte da sociedade se dá, sobretudo, através do discurso. Este pode auferir diversas imagens, sejam elas positivas ou negativas, da cidade em suas várias nuances.

https://doi.org/10.20396/urbana.v8i1.8642611
PDF

Referências

ARAÚJO, Carlos Magno (2014). Ribeira, o clichê! Novo Jornal, 03 de agosto.

ARGAN, Giulio Carlo (2005). História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Editora.

ARRAIS, Raimundo; ANDRADE, Alenuska; MARINHO, Márcia (2008). O corpo e a alma da cidade: Natal entre 1900 e 1930. Natal: EDUFRN.

BARTHES, Roland (1985). A aventura semiológica. Lisboa: Edições 70.

BOURDIEU, Pierre (1982). Ce qui parler veut dire. Paris: Fayard.

CALVINO, Ítalo (2009). As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras.

CASCUDO, Luís da Câmara (1949). Natal, cidade sempre nova. Diário de Natal, 10 de junho.

CERTEAU, Michel de (2003). A invenção do cotidiano I. Artes de fazer. Petrópolis: Ed. Vozes.

CHARTIER, Roger (2002). História Cultural – Entre práticas e representações. Lisboa: Difel.

CORDEIRO, Anna Gabriella de S (2012). O BAIRRO DA RIBEIRA COMO UM PALIMPSESTO: dinâmicas urbanas na Cidade de Natal (1920-1960). Sob a orientação do Prof. Dr. Haroldo Loguercio Carvalho. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Programa de Pós-graduação em História e Espaços – PPGH. Natal.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix (2004). O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia 1. Lisboa: Assírio e Alvin.

GARCIA, José Alexandre (1989). Acontecências e tipos da Confeitaria Delícia. Natal: Clima,.

LEFEBVRE, Henry (2001). O direito à cidade. São Paulo: Centauro.

LYNCH, Kevin (1997). A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes.

MENEGUELLO, Cristina (2000). Da ruína ao edifício: Neogótico, reinterpretação e preservação do passado na Inglaterra vitoriana. Tese de Doutorado sob a orientação do Prof. Dr. Edgar Salvadori De Decca. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas.

PESAVENTO, Sandra Jatahy (1999). Lugares Malditos: a cidade do “outro” no sul brasileiro (Porto Alegre, passagem do século XIX ao século XX). Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH/Humanitas Publicações, v. 19, n. 37.

PROJETO REHABITAR (2007). Natal: SEMURB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

SANTOS, Anderson (2014). Prédios em ruínas e lixo nas ruas. Tribuna do Norte, 04 de dezembro.

SANTOS, Sérgio Henrique (2011). A velha Ribeira ao Deus dará. Diário de Natal, 14 de outubro.

TINOCO, Marcelo B. M.; BENTES SOBRINHA, Maria Dulce P.; TRIGUEIRO, Edja B. F. (Organizadores) (2008) Ribeira: Plano de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. Natal: EDUFRN.

VILAR, Sérgio (2011). Ribeira retoma caminho da ascensão. Diário de Natal, 20 de março.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.