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Fotografia e preservação de bens culturais: relações e paradoxos
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Palavras-chave

Cultura visual. Fotografia. Patrimônio.

Como Citar

ROMA, Bruno de Andrea. Fotografia e preservação de bens culturais: relações e paradoxos. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 354–370, 2017. DOI: 10.20396/urbana.v9i2.8648572. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8648572. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A fotografia possui um caráter preservacionista nato, considerados historicamente os esforços para fixação do dispositivo em suporte durável e sua circulação social. Essa natureza se confirma quando analisamos as relações da fotografia com o universo da preservação de bens culturais. No entanto, é preciso considerar a complexidade que reside nessa relação, que envolve o próprio status documental da fotografia, nossas relações com a visualidade e antes de tudo, as relações de poder que estão por trás das iniciativas de construção de memória. Para tanto, observemos a cidade e a maneira como cotidianamente convivemos com fotografias de bens culturais
https://doi.org/10.20396/urbana.v9i2.8648572
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