Banner Portal
Brasília
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Arquitetura
Movimento moderno
Gautherot
Niemeyer
Le Corbusier.

Como Citar

ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana. Brasília: "cidade radiosa" fotogênica. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 475–497, 2019. DOI: 10.20396/urbana.v10i3.8654755. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8654755. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Um olhar sobre a cidade modernista passa, necessariamente pela fotografia da arquitetura que fixou para sempre sua imagem e a difundiu graças aos livros e revistas – do canteiro de obras até sua inauguração no caso de Brasília, e até mesmo em detalhes « fotogênicos » captados segundo códigos experimentais, além dos documentais. O francês Marcel Gautherot foi um dos responsáveis pela difusão da nova arquitetura brasileira na imprensa especializada internacional desde os anos 1940. Mais tarde, a revista Módulo, criada por Oscar Niemeyer para documentar a construção de Brasília, lança seu primeiro número em 1955 com uma foto de Le Corbusier no editorial, lembrando que seu título é uma homenagem ao « mestre » francês. Gautherot, que sera um dos principais fotógrafos desta revista, foi leitor dos princípios urbanísticos de Le Corbusier durante sua juventude européia, e quando veio para o Brasil trabalhou para Niemeyer desde suas primeiras obras. Ele fotografará o desenrolar das obras de Brasília em séries fotográficas que nos levam a estudar a persistência de linguagens fotográficas modernistas da vanguarda, do outro lado do Atlântico, nos anos 1950. As ligações ou as histórias cruzadas entre esses atores, seus percursos e trocas de ideias e formas fixadas nas imagens, se inserem no nascimento dessa capital que marcou a história urbanística e arquitetural do século XX.

https://doi.org/10.20396/urbana.v10i3.8654755
PDF

Referências

Aujourd’hui, Art et Architecture, n. 46 (especial sobre o Brasil), julho, 1964

Cahiers d’Art, 1945-46

L’Architecture d’Aujourd’hui, Muséographie, année 9, n.6, junho 1938.

Módulo 1, n.1, março 1955

Paris Magazine, jul.1937

Photographie AMG, 1938

Voilà, 31 dez, 1937

ANDRIEUX, B.; BAJAC, Q.; Richard, M.; SBRIGLIO, J. (eds.) (2013). Le Corbusier, Lucien Hervé. Contacts. Paris, Seuil.

ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana (2008). La naissance photographique de Brasília, in Laurent Vidal (dir.) La Ville au Brésil (XVIIIe-XXe siècles). Naissances, renaissances. Paris: Les Indes savantes.

ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana (2013). Pierre Verger e Marcel Gautherot, da França ao Brasil: experiências cruzadas e convenções de representação, in Leyla Perrone-Moyés, Cinco séculos de cultura francesa no Brasil. São Paulo: Edusp.

ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana (2014). Brasília, ville radieuse photogenique, in Kornelia Imesh (dir.) Utopie et réalité de l’urbanisme. La Chaux de Fonds, Chandigarh, Brasília. CH: Infolio éditions.

ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana (2014). Marcel Gautherot na revista Módulo - ensaios fotográficos, imagens do Brasil: entre a arquitetura e a cultura material. Anais do Museu Paulista, vol.22, n.1, São Paulo, jan-junho 2014, http://dx.doi.org/10.1590/0101-4714v22n1a02

ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana (2017). Oscar Niemeyer e Marcel Gautherot: arquitetura moderna paulista em pranchas de contato, in Ruth Verde Zein (org.). Caleidoscópio concreto. Fragmentos de arquitetura moderna em São Paulo. São Paulo Romano Guerra.

ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana (org.) (2007). O Olho Fotográfico. Marcel Gautherot e seu tempo. Com textos da organizadora, de Lygia Segala e de Olivier Lugon. São Paulo: FAAP.

BAQUÉ, Dominique (1993). La technique, l’industrie, la machine", Les Documents de la modernité. Anthologie de textes sur la photographie de 1919 à 1939, Nîmes, Éditions Jacqueline Chambon.

BAUDIN, Antoine (2003). De la collection à l’encyclopédie. Enjeux et jalons d’une entreprise exemplaire, in Photographie et Architecture moderne. La collection Alberto Sartoris, Lausanne, Presses polytechniques et universitaires romandes.

BERGDOL, Barry; BOONE, Véronique; PUTEMANS, Pierre (2005). Lucien Hervé. L´Œil de l´architecte. Bruxelles, CIVA.

FESSY, Georges (1999). Le photographe et le modèle, in Architecture Photographie. Actes du colloque de Lille. École D’Architecture de Lille.

HAUSS, Andreas (1997). Photogenic Architecture. Daidalos, dez. 1997.

HITCHCOCK, Henry-Russel (1955). Preface. Latin American Architecture Since 1945. New York: The Museum of Modern Art.

HOLSTON, James (2002). O espírito de Brasília: modernidade como experimento e risco, in Um modo de ser moderno. Lucio Costa e a crítica contemporânea. São Paulo, Cosac & Naify.

JANNIÈRE, Hélène (2002). Politiques éditoriales et architecture ‘moderne’. L’émergence de nouvelles revues en France et en Italie (1923-1939). Paris, éd. Arguments.

LAMBAUER, Barbara (2004). Otto Abetz, inspirateur et catalyseur de la collaboration culturelle, in Les intellectuels et l’Occupation. 1940-1944. Collaborer, partir, résister. Paris: Edições Autrement, p.64-89.

LE CORBUSIER (1994). Précisions. Sur un état présent de l´architecture et de l´urbanisme (avec un Prologue Américain et un Corollaire Brésilien. Fac-símile de 1930. Paris, Ed. Altamira/ Fondation Le Corbusier.

LE CORBUSIER (1941). Sur les quatre routes. Paris, Gallimard, 1941.

Le Corbusier, une encyclopédie (1987). Paris, Centre Georges Pompidou.

LOYER, Emmanuelle (2005). Paris à New York. Intellectuels et artistes français en exil 1940-1947. Paris: Grasset.

LUGON, Olivier (1997). La Photographie en Allemagne. Anthologie de textes (1919-1939). Nîmes: Jacqueline Chambon.

LUGON, Olivier (2003). Maisons signées, images anonymes, in Photographie et Architecture moderne. La collection Alberto Sartoris, Lausanne, Presses polytechniques et universitaires romandes.

MINDLIN Henrique. Modern Architecture in Brazil. New York: Reinhold Publishing Corporation, 1956

NAEGELE, Daniel (1988). An Interview with Ezra Stoller, History of Photography, (Photography and Architecture), Vol. 22, n. 2, verão 1998.

PICON, Antoine (2002). Bauhaus. In Michele Riot-Sarcey, Thomas Buchet et Antoine Picon. Dictionaire des Utopies, Paris, Larousse.

SANTOS, Cecilia Rodrigues dos; PEREIRA, Margareth C. da Silva Pereira et all. (1987). Le Corbusier e o Brasil, São Paulo, Tessela/Projeto Ed.

SEGALA, Lygia (2001) O Brasil de Marcel Gautherot. São Paulo: IMS.

SEGALA, Lygia. (2005) A coleção fotográfica de Marcel Gautherot. Anais do Museu Paulista, vol. 13, n. 2, jul-dez. 2005

TSIOMIS, Yannis (1997) 1957, naissance d’une capitale, L’Architecture d’Aujourd´hui, n. 313 outubro 1997

UM MODO de ser moderno (2002). Lucio Costa e a crítica contemporânea. São Paulo, Cosac & Naify.

ZEIN, Ruth Verde Zein; ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana (2016). Blending Textual and Visual Rhetoric for a Critical Discourse: Oscar Niemeyer and Marcel Gautherot”at Módulo (1955-1962). Second International Workshop Mapping Critical Architecture: Architectural Criticism 20th and 21st centuries, a Cartography, a 4 de outubro de 2016 (Università di Bologna/Université de Rennes).

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.